ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Livro de santa-mariense apresenta histórias vividas em viagens pela Europa

O santa-mariense Diego T. Hahn ao final da adolescência decidiu frequentar o curso de Turismólogo na Unifra (atual Universidade Franciscana), em sua terra natal, consciente de que talvez não viesse a ser ele quem se beneficiasse disso para empreender incríveis viagens (por mais que sonhasse com tal situação), e sim os seus clientes. No entanto, mal havia concluído a graduação, em 2005, e já no ano seguinte fez exatamente isso: partiu para o que deveria ser um ano sabático, ou algo do gênero. O destino: Trieste, icônica cidade de cerca de 200 mil habitantes no extremo nordeste da Itália.

O que era para ser uma breve temporada, com alguns passeios no entorno e as vivências do grande mundo, acabou por se estender por três anos. E de viajante tornou-se ainda trabalhador. Em um hotel. Além da experiência diária de conviver com turistas, que acorriam a essa cidade, atraídos por seu verniz cultural e artístico, ele próprio aproveitou todas as brechas para também conhecer novas paragens.

Publicidade

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

E os lugares (e os personagens) que conheceu, bem como as, não raro, desconcertantes situações que enfrentou, podem ser conferidos pelo grande público. Basta providenciar um exemplar do livro que resultou dessas andanças. Viagens & outras viagens foi publicado em 2022 pela editora Grings, Memorabilia & Tours, de Santa Maria, em 336 páginas, nas quais os textos são salientados em um agradável projeto gráfico, acrescido de algumas fotos (que não são de sua autoria, ou dessas viagens, mas realçam o conteúdo de sua narrativa).

Um prefácio assinado por Diomar Konrad, escritor e amigo do autor, formula o mote do que motiva Diego (e talvez a cada viajante aventureiro, ou turismólogo-turista): “Largar tudo e sumir”. Quando Diego larga tudo e some, a partir de Trieste, eis que ele aparece em Veneza ou Budapeste, em Munique ou Nápoli, nos Bálcãs ou em Paris. Simplesmente não para, irrequieto, e igualmente dinâmico é seu instigante ritmo de escrita.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Três novas atrações chegam às telonas em Santa Cruz; veja a programação

Publicidade

Que não era aventura de principiante. Ele já lançara, anteriormente, Flashbacks de um mentiroso, de contos, em 2012; ampliara a produção com Histórias reais de amigos imaginários (e vice-versa), em 2014; e escrevera um livro infantil, Todas as crianças do mundo, publicado em 2016.

Em Viagens & outras viagens, aglutina memórias e histórias da temporada triestina, vivida dos 28 aos 31/32 anos. Quando enfim retornou, dando-se por satisfeito com sua incursão pela Europa (Ocidental, Central e do Leste), fixou-se em Santa Maria. Cogitava voltar outra vez a Trieste, mas por aqui foi ficando, ficando… Estava na companhia dos pais (identificados com a área da saúde), do irmão Tiago e da irmã Paola, e também começou a namorar. Dessa relação, depois desfeita, nasceu a filha Maria Clara, que completou 11 anos nessa sexta-feira, 29.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Filme “A Incrível História de Henry Sugar” estreia nesta quarta; veja outros lançamentos

Publicidade

Então, em 2013, prestou concurso na Prefeitura de Nova Palma, cidade de cerca de 5,5 mil habitantes, na Quarta Colônia, a 65 quilômetros de Santa Maria, ou a pouco mais de 130 quilômetros de Santa Cruz do Sul. Lá, atua como coordenador municipal de Cultura e Turismo. E, claro, em todas as oportunidades, faz o que denomina de “turismo doméstico”, em viagens bate-e-volta, na companhia da namorada ou da filha, para os mais diversos ambientes do Rio Grande do Sul.

Inclusive Santa Cruz, onde recentemente veio saborear um café na Iluminura. Por lá também deixou exemplares de seu livro. Entre uma viagem e outra, compartilha com interlocutores (ou leitores) as histórias impagáveis de suas viagens (e outras viagens).

Publicidade
Guinther Bender: quatro décadas com a banda Viúva Negra

Publicidade

E vem por aí um segundo volume, dedicado à Escandinávia

Se em Viagens & outras viagens Diego Hahn desbrava a Europa, em diferentes direções, um segundo tempo de suas aventuras está por ser publicado no futuro. Trata-se do conjunto de textos nos quais relata sua ida ao extremo norte da Europa, à Escandinávia, e que, por se desvincular, de certo modo, da coesão existente nos relatos associados com a Europa Ocidental, Central ou do Leste, ele preferiu reservar para uma edição posterior.

Assim, em algum momento ele pretende compartilhar com seus leitores, os que já viajaram com seus textos, as peripécias vivenciadas na Dinamarca, na Suécia, na Noruega e na distante Finlândia. Acrescidas de passagens por Alemanha, Bélgica e Holanda, entre outras paradas.

LEIA TAMBÉM: “Som da Liberdade”: o tráfico humano colocado em debate

Publicidade

Por ora, ainda que dê um tempo nos registros textuais de seus passeios pelo território gaúcho, terá publicado um livro em outro nicho: o de históricos de entidades. No dia 12 de outubro deve ser lançado volume dedicado aos 60 anos da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal), do qual assina o roteiro, e que tem ainda as ilustrações feitas pela desenhista Maísa Machado, sergipana radicada no Rio Grande do Sul.

Ficha

Viagens & outras viagens, de Diego T. Hahn. Santa Maria: Grings, Memorabilia e Tours, 2022. 336 p. R$ 42,00. Em Santa Cruz do Sul, exemplares do livro podem ser adquiridos na Livraria e Cafeteria Iluminura. E pode ser comprado também em livrarias virtuais.

LEIA TAMBÉM: Willian Oliveira Taschetto lança livro “Caderno secreto de um beat moderno”

Confira um trecho:

E subitamente perdia de novo parte da paciência comigo mesmo e com aquela minha momentânea incompreensão geográfica – Mas onde diabos me enfiei, afinal de contas, caramba??… Viena? Sofia? Bucareste??… Bem, era constrangedor perguntar algo assim para o tal condutor (e pelo visto talvez não conseguíssemos mesmo nos comunicar a tal ponto) e só me restava despencar para fora do tal trem e procurar descobrir em que parte do planeta minha carcaça se arrastava na ocasião, aos poucos tentando recuperar minha ébria memória, que momentaneamente parecia vagar confusa pelo leste europeu.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta