Cultura e Lazer

Livro: as memórias de seu Hilton Kappaun

Do interior de Candelária para o mundo. Assim se cumpriu a trajetória do gestor e empresário Hilton Kappaun, que, quando jovem, deixou a propriedade dos pais para estudar, formou-se e, no âmbito profissional, ocupou cargos de relevância global no setor do tabaco. Sua caminhada está sintetizada no livro Ensinamentos da vida, de 130 páginas, fartamente ilustrado, a ser lançado na próxima quinta-feira, 29, sob o selo da Editora Gazeta. A sessão de autógrafos será na Casa de Clientes Gazeta, na esquina das ruas Ramiro Barcelos com Tenente Coronel Brito, a partir das 17h30.

Em seu processo de rememoração e de organização do texto, Kappaun teve a colaboração da professora e escritora Dulci Alma Hohgraefe, colaboradora assídua da Gazeta do Sul, na qual assina artigos na sessão Interativo, da página 2. Ao longo de semanas, Dulci e seu Hilton encontraram-se, oportunidades em que o empresário foi recuperando e enumerando fatos e circunstâncias determinantes de sua trajetória.

LEIA TAMBÉM: Cinema: A essência do medo

É um enredo que se iniciou em 26 de março de 1959, quando nasceu, filho de Pedro Jacob e Elisabetha Maria Kappaun, na localidade de Picada Karnopp, na região norte do município de Candelária. Foi o sétimo dos dez filhos do casal de pequenos agricultores, que tinham no tabaco uma importante fonte de renda. Adolescente, determinou-se a seguir os estudos na cidade de Candelária, com a anuência dos pais. Posteriormente, e tendo prestado o serviço militar em Santa Maria, fixou-se em Santa Cruz e, a partir dessa cidade, galgou degraus como colaborador e depois gestor em empresas do ramo do tabaco.

Publicidade

A esse segmento deu contribuição fundamental, a ponto de ter assumido funções diretivas estratégicas, até chegar ao posto de presidente de uma dessas organizações. A partir da interlocução com unidades em outros países, rapidamente se destacou em âmbito internacional, seja em realidade de América do Sul, seja como vice-presidente de Operações Globais de uma das principais empresas do setor. Desse modo, o filho de um pequeno produtor de tabaco visitou mais de 30 países como um importante articulador dessa mesma cadeia produtiva.

LEIA TAMBÉM: Acervo sobre o primeiro maquinista de Santa Cruz é visitado pela família

Após a aposentadoria, fixou-se novamente em Santa Cruz do Sul, e a partir dela mantém contato regular com a sua terra natal. É casado com Maristela Grüner Kappaun, e o casal tem os filhos Kamila (que lhes deu os netos Joaquim e Cecília) e Hilton Junior (está por chegar a neta Isabel).

Como recorda em prefácio o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, seu conterrâneo candelariense, as memórias de seu Hilton conformam história inspiradora, entre outras razões, “por uma força interior que o levou de Candelária à vice-presidência global de uma das maiores indústrias do setor do tabaco”. As reflexões de Kappaun são preciosas para pessoas de todas as idades.

Publicidade

Ação solidária: Hilton Kappaun desenvolve ação de venda de exemplares do livro, ao valor de R$ 50,00, com receita revertida integralmente em favor das atividades da Casa da Criança. Em virtude disso, inclusive, também Secretarias de Educação de municípios de toda a região que tenham interesse em contar com a obra para trabalho em escolas poderão fazer contato com ele pelo e-mail hkappaun@hotmail.com

SERVIÇO

O quê: lançamento do livro Ensinamentos da vida: memórias, de Hilton Kappaun, sob o selo da Editora Gazeta;
Quando: na próxima quinta-feira, a partir das 17h30;
Onde: na Casa de Clientes Gazeta, na esquina das ruas Ramiro Barcelo com Tenente Coronel Brito, no centro de Santa Cruz do Sul
Para adquirir: exemplares estarão à venda no local, a R$ 50,00.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Romar Behling

Share
Published by
Romar Behling

This website uses cookies.