Os professores Éder da Silva Silveira e Nayolanda Coutinho Lobo Amorim de Souza lançaram o livro A política de ampliação do Ensino Médio de tempo integral – Impactos, sentidos e dilemas do tempo ampliado para as juventudes no Brasil. A publicação organizada por eles reúne, além de trabalhos autorais, textos de outros 22 pesquisadores acerca do tema e é publicada pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs).
Silveira, que integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação (PPGEdu) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), conta que o interesse por publicar um livro surgiu durante as interlucuções feitas por ele e Nayolanda – orientada por ele no doutorado – ao longo da pesquisa sobre a implementação da política de fomento à expansão do Ensino Médio de tempo integral na rede pública e a experiência das escolas do Rio Grande do Sul. “Temos visitado diferentes educandários em todas as regiões do Estado, produzindo e analisando dados que possam nos ajudar na qualificação das ações desenvolvidas, particularmente em relação à experiência curricular”, observa.
LEIA TAMBÉM: Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta
Publicidade
Alguns dos itens analisados são: apresentação e análise da política a partir de seus contextos de influência; reflexões sobre as concepções de educação integral que fundamentam o Novo Ensino Médio e sua política de ampliação do tempo escolar; sequestro epistemológico da educação integral pelo neoliberalismo escolar; análises dos dispositivos normativos do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral; ampliação das desigualdades geradas pelo programa e seu impacto sobre as matrículas nas redes públicas estaduais do Brasil, entre outros.
O livro tem financiamento público pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Em função disso, pode ser acessado e baixado gratuitamente no site da Educs no formato PDF. “Considero importante essa divulgação para que escolas e educadores tenham acesso, visto que temos instituições implementando essa política na nossa região”, afirma o autor.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙