Rio Pardo

Livro adapta a história de Rio Pardo às crianças

O livro Bem-vindo a Rio Pardo, do escritor Rodrigo Keller, foi lançado na tarde dessa terça-feira, 26, no Centro Regional de Cultura. A publicação possui 56 páginas com textos de linguagem simples e ilustrações dedicados a contar um pouco da história do município – o terceiro mais antigo do Rio Grande do Sul – ao público infantojuvenil. Todas as escolas municipais e estaduais receberam exemplares que serão usados para apresentar o conteúdo aos estudantes e despertar neles o interesse pelo tema e pela leitura.

Keller tem 48 anos e é natural de Rio Pardo. Atuou por muitos anos como professor universitário e avaliador de universidades do Ministério da Educação. Em 2014, deixou tudo para trás e fundou a Editora Gaúcha, especializada em literatura para crianças e adolescentes. Nos últimos anos, o autor se dedica à produção da série Bem-vindo à Minha Cidade, que já contou a história de 16 municípios gaúchos. “Já fizemos de várias cidades, mas Rio Pardo foi especial para mim porque eu nasci e morei aqui até os 6 anos de idade”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz e Rio Pardo terão cinema com energia solar

Publicidade

Ele explica que não se trata de um livro de história propriamente dito, visto a limitação de páginas e o grande número de ilustrações, além de personagens fictícios que ajudam na compreensão. “Eu digo que é um livro de entrada, porque se eu colocasse toda a história nele, deixaria de ser voltado para o público infantojuvenil.” O objetivo, segundo ele, é que seja uma porta de acesso dos jovens para a literatura e que os estimule a buscar mais conhecimento sobre uma cidade com quase 215 anos de fundação.

“O diferencial é trazer de forma lúdica, através de personagens e brincadeiras, alguns personagens, locais e eventos do município.” Segundo ele, nas demais cidades que já tiveram suas trajetórias contadas, a receptividade foi muito boa e os professores conseguiram trabalhar a obra em sala de aula.

LEIA TAMBÉM: Grupo da 5ª RT conquista segundo lugar na Fecars

Publicidade

O secretário municipal de Educação, Thiago Mello, salientou a importância de que os alunos conheçam a história da cidade onde nasceram e/ou vivem. Na rede municipal, é obrigatório o ensino da história de Rio Pardo para as turmas do oitavo e nono anos. “Queremos despertar o sentimento de pertencimento da população para com o município, e qual lugar melhor do que a escola para fazer isso?” Para ele, é fundamental que os rio-pardenses saibam da importância que Rio Pardo teve e tem para o Estado e defendam a sua terra natal.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.