O livro Bem-vindo a Rio Pardo, do escritor Rodrigo Keller, foi lançado na tarde dessa terça-feira, 26, no Centro Regional de Cultura. A publicação possui 56 páginas com textos de linguagem simples e ilustrações dedicados a contar um pouco da história do município – o terceiro mais antigo do Rio Grande do Sul – ao público infantojuvenil. Todas as escolas municipais e estaduais receberam exemplares que serão usados para apresentar o conteúdo aos estudantes e despertar neles o interesse pelo tema e pela leitura.
Keller tem 48 anos e é natural de Rio Pardo. Atuou por muitos anos como professor universitário e avaliador de universidades do Ministério da Educação. Em 2014, deixou tudo para trás e fundou a Editora Gaúcha, especializada em literatura para crianças e adolescentes. Nos últimos anos, o autor se dedica à produção da série Bem-vindo à Minha Cidade, que já contou a história de 16 municípios gaúchos. “Já fizemos de várias cidades, mas Rio Pardo foi especial para mim porque eu nasci e morei aqui até os 6 anos de idade”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz e Rio Pardo terão cinema com energia solar
Publicidade
Ele explica que não se trata de um livro de história propriamente dito, visto a limitação de páginas e o grande número de ilustrações, além de personagens fictícios que ajudam na compreensão. “Eu digo que é um livro de entrada, porque se eu colocasse toda a história nele, deixaria de ser voltado para o público infantojuvenil.” O objetivo, segundo ele, é que seja uma porta de acesso dos jovens para a literatura e que os estimule a buscar mais conhecimento sobre uma cidade com quase 215 anos de fundação.
“O diferencial é trazer de forma lúdica, através de personagens e brincadeiras, alguns personagens, locais e eventos do município.” Segundo ele, nas demais cidades que já tiveram suas trajetórias contadas, a receptividade foi muito boa e os professores conseguiram trabalhar a obra em sala de aula.
LEIA TAMBÉM: Grupo da 5ª RT conquista segundo lugar na Fecars
Publicidade
O secretário municipal de Educação, Thiago Mello, salientou a importância de que os alunos conheçam a história da cidade onde nasceram e/ou vivem. Na rede municipal, é obrigatório o ensino da história de Rio Pardo para as turmas do oitavo e nono anos. “Queremos despertar o sentimento de pertencimento da população para com o município, e qual lugar melhor do que a escola para fazer isso?” Para ele, é fundamental que os rio-pardenses saibam da importância que Rio Pardo teve e tem para o Estado e defendam a sua terra natal.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.