Categories: Regional

Livro aborda a contribuição dos jesuítas para Santa Cruz

Da autoria do padre Inácio Spohr, foi lançado na manhã dessa, terça-feira, 3, o livro História das casas – Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil – Paróquia São João Batista. O ato ocorreu na Casa de Retiros Loyola, no Bairro Santo Inácio, em Santa Cruz do Sul. A obra foca no período de 1860 a 1960, quando jesuítas atuaram no Vale do Rio Pardo.

Ao tratar da colonização e dos costumes de Santa Cruz do Sul entre os séculos 19 e 20, o pano de fundo utilizado pelo escritor é a Catedral São João Batista. Esse é o 22º volume da série. Para transcrever períodos importantes, tanto para religiosos como comunidade em geral, o padre utilizou diários de residências, cartas, catálogos e anuários.

“É uma viagem no tempo, passando pela vinda de imigrantes fugindo da situação de pobreza na Europa e a emancipação do município. Há momentos históricos para a comunidade, como as construções do Hospital Santa Cruz e da Catedral São João Batista, que levou mais de 50 anos para ser finalizada. É considerada o maior templo católico em estilo neogótico da América do Sul”, destaca o autor.

Publicidade

No livro, a contribuição de padres e irmãos da Companhia de Jesus para o crescimento do município e da região é detalhada. Entre os relatos, crônicas demonstram o apoio à população e salientam a dedicação religiosa, com a realização de missas, batizados, casamentos, catequeses e outras práticas, além do trabalho junto à comunidade – que enfrentava diversas dificuldades, como estradas de difícil acesso, escolas precárias e a falta de médicos e de hospitais.

A obra de Spohr também carrega curiosidades, como os sermões realizados em dois idiomas diferentes – pelo fato de a maior parte da população ser de origem germânica na época –, o atendimento aos enfermos pelos sacerdotes devido à falta de assistência hospitalar e a proibição do idioma alemão nas igrejas como reflexo das duas guerras mundiais. O livro de 268 páginas custa R$ 35,00 e tem o selo da Editora Padre Reus.

SOBRE A COLEÇÃO
Lançada em 2014, no bicentenário de restauração da Companhia de Jesus, a coleção História das casas – Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil traz um relato detalhado de memórias das obras jesuíticas na antiga Província do Brasil Meridional. O padre Inácio Spohr realizou um minucioso levantamento da história de paróquias, colégios e seminários por meio de documentos como diários, correspondências, fotos, história domus (história da casa), recortes de jornais e catálogos da província, produzindo um relato cronológico desses locais.

“Por ocasião da publicação do livro Memória de 665 jesuítas da Província do Brasil Meridional, em 2011, deparei-me com um problema prático: como é que o leitor ou a leitora vai saber quais foram, efetivamente, os jesuítas que trabalharam numa determinada obra (paróquia, colégio ou seminário)? Como se desenvolveu tal obra? Assim, senti a necessidade de trazer à luz a história de cada uma das paróquias, colégios e seminários, onde os jesuítas trabalharam no decorrer dos anos”, explicou.

Publicidade

Os 22 volumes contemplam as cidades gaúchas de São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Cerro Largo, Alto Feliz, Tupandi, Novo Hamburgo, Pareci Novo (dois volumes), São José do Hortêncio, Dois Irmãos, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, São Leopoldo (dois volumes), Ivoti, Montenegro, Estrela, Lajeado, Nova Petrópolis, Gravataí e Santa Cruz do Sul; e Itapiranga, em Santa Catarina. A coleção está à venda na Livraria Padre Reus, no site livrariareus.com.br.

LEIA MAIS: Casa de Retiros Loyola tem novo espaço para a oração

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.