Uma live será realizada neste sábado, 24, a partir das 20 horas, em alusão ao Dia do Churrasco e Chimarrão. O evento virtual será transmitido pela página do MTG-RS no Facebook e no canal do Eco da Tradição no YouTube.
O Galpão Morada Velha, no Parque do Chimarrão de Venâncio Aires, vai receber a Escola do Chimarrão e as atrações musicais César Oliveira & Rogério Melo e Régis & Guilherme Marques, do Grupo Rodeio. Para interação nas redes sociais, pode ser utilizada a #churrascoebomchimarrao. A iniciativa é uma realização do MTG-RS, Prefeitura de Venâncio Aires e 24ª Região Tradicionalista. O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, fará uma participação, assim como artistas das entidades tradicionalistas locais.
A lei estadual 11.929, de 2003, instituiu o churrasco como prato típico e o chimarrão como bebida símbolo do Rio Grande do Sul. De acordo com o diretor executivo da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber, as primeiras comemorações foram em São Paulo, em 2005, no churrascaria Vento Haragano. Depois, passou a ser disseminado por todo o Brasil.
Publicidade
LEIA MAIS: Projeto Cultural leva chimarrão para as escolas públicas
A Escola do Chimarrão foi criada em 1998 como projeto social e em 2004 passou a ser um instituto. Com o objetivo de ser itinerante, a Polícia Federal colaborou com a cedência de um motorhome em 2005. Já em 2013, outro motorhome foi destinado ao instituto por iniciativa de um empresário de Caxias do Sul. Antes da pandemia, a Escola do Chimarrão participava de 160 eventos por ano, em média. “Já percorremos sete Estados, cinco países da Europa e os Estados Unidos”, destaca Schwengber.
Durante a pandemia, a Escola do Chimarrão se reinventou com as lives na internet. No sábado, será a 49ª edição. A estimativa é de 1,5 milhão de pessoas atingidas. “O objetivo é manter o vínculo com as pessoas. Não temos a possibilidade de estar juntos, comungando dos símbolos da cultura gaúcha, mas estamos unidos por meio da internet”, sublinhou. Schwengber vai falar sobre os tipos de preparo do chimarrão e propriedades da erva-mate.
Publicidade
LEIA MAIS: Chimarrão também transmite coronavírus, alerta infectologista