A literatura dos países do mundo árabe é uma das que, ao longo dos anos, menos estiveram disponíveis em livrarias brasileiras. É como se essas sociedades constituíssem, para nós, um imenso vazio, sobre o qual pouco se sabia ou pouco se conhecia, com raras exceções. Nos últimos anos, uma editora, a Tabla, tem se especializado em trazer para o português obras referenciais de autores contemporâneos dos mais diversos países identificados com o ambiente árabe e o Oriente Médio.
Um novo autor que os brasileiros poderão ler neste início de 2025 é o iraquiano Sinan Antoon, que nasceu em Bagdá, cidade quase mítica, em 1967. A Tabla lançou ainda em dezembro o romance Ave Maria, com tradução de Jemima Alves, em 160 páginas, a R$ 61,00. A narrativa se passa em um único dia e apresenta os pontos de vista diferentes de um senhor idoso e de uma jovem, representantes de diferentes gerações em um mundo em mudança constante e sempre marcado pelo perigo.
LEIA TAMBÉM: “Café Tangerinn”: um delicioso romance de uma autora italiana
Publicidade
A editora Globo já havia lançado em 2008 outro romance do autor, Morrer em Bagdá, igualmente ambientado na cidade mais importante do Iraque e uma das mais importantes na história da humanidade. Não há dúvida de que pela via da ficção, e com escritores que podem traduzir a realidade árabe com conhecimento de causa, amplia-se o olhar de mundo de todos nós. A partir dessas contribuições, vamos nos despindo de lugares-comuns e de pré-conceitos, para conhecer o outro em sua essência.
LEIA MAIS DICAS DE ROMAR BELING
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade