O sotaque chamava a atenção de longe. Na porta do bloco 35 da Unisc, Josete Monteiro Barbosa aguardava ansiosa pela filha, Mayara Monteiro Costa, de 32 anos. Ao lado do genro Fábio Tailor de Quadros Fanfa, de 40, a pernambucana de 66 anos, nascida em Recife, só dizia uma coisa: “Se Deus quiser, ela vai passar nessa prova. Tenho fé em Jesus que ela vai cursar Enfermagem”.
LEIA TAMBÉM: Medicina é o curso mais procurado no Vestibular de Inverno da Unisc
A filha de dona Josete foi um dos cerca de 2 mil inscritos para o vestibular na Unisc, ocorrido nesse sábado nos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. O listão dos aprovados para a maioria dos cursos será disponibilizado nesta segunda-feira, 19, no site da Unisc, às 15 horas. Já para Medicina, será às 15 horas desta quarta-feira, 21, também no site. A prova no sábado iniciou às 14h30.
Publicidade
Gastando o bom humor para passar o tempo, a pernambucana Josete contou que mora há quatro anos em Rio Pardo, depois que o genro gaúcho trouxe ela e a filha para residir com ele, no Bairro Boa Vista. Os familiares de Mayara estavam acompanhados de Joice Lessing Pedó, estudante de Biomedicina na Unisc, e funcionária da Central de Regulação do SUS na Prefeitura.
Ela é amiga de Mayara, que conheceu quando trabalhava no Hospital Santa Cruz (HSC). A mãe da candidata ao curso de Enfermagem afirmou ainda que gosta muito do Rio Grande do Sul, sobretudo do churrasco, mas tem algo com que ainda não se acostumou. “Não aguento esse frio”, disse dona Josete, arrancando risos de outros pais e amigos de vestibulandos que aguardavam o fim da prova.
LEIA TAMBÉM: Unisc está com inscrições abertas para o Aquece Enem
Publicidade
No bloco 35, prestavam vestibular candidatos dos mais diversos cursos. Já o 10, 18 e 52 estavam reservados somente para as provas de Medicina, de longe a opção mais procurada. Ao todo, foram 33 cursos ofertados. Depois de Medicina, os mais disputados foram Direito, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina. O gabarito foi divulgado no site da Unisc ainda no sábado, às 20 horas.
Temas da redação
A Unisc ofereceu sete temas de redação para os vestibulandos. O objetivo, segundo o pró-reitor Acadêmico, Rolf Fredi Molz, foi garantir a segurança no processo. Para os candidatos ao curso de Medicina, foram três: “Acesso ao atendimento médico no Brasil”, que trouxe uma discussão sobre a informação do Conselho Federal de Medicina de que capitais e grandes centros concentram a maioria dos médicos brasileiros; “Antropoceno”; e “Doação de órgãos”, a partir de reportagem da CNN Brasil afirmando que mais de 45% das famílias recusaram doação de órgãos em 2022.
Para os demais cursos no vestibular de Santa Cruz do Sul, foram dois temas: “Pobreza: o abismo que divide o mundo”; e “A igualdade salarial de mulheres e homens”. Nos outros campi, mais dois assuntos: “Uma guerra por usuários”, que apresentou uma reportagem segundo a qual o serviço de streaming teve queda de acessos em março, enquanto a TV aberta cresceu; e “Brasil é o 32º país mais competitivo no turismo”. “Foram escolhidos temas amplos, interessantes e atuais para os nossos candidatos”, salientou.
Publicidade
Chuvas em excesso atrapalharam adesão à prova
Em coletiva de imprensa, a vice-reitora da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim, e o pró-reitor acadêmico, Rolf Fredi Molz, detalharam os números do exame. A abstenção chegou a 25,42% para os cursos em geral e 8,34% para Medicina. No vestibular de inverno de 2022, foram 22% no geral e 9,66% para Medicina. “Estamos dentro de uma média. Na medicina deu uma abstenção mais baixa e percebemos isso nas salas de aula, com poucos espaços não preenchidos por candidatos que não vieram”, comentou Rolf.
LEIA TAMBÉM: Unisc sediará Congresso Internacional de Direito Administrativo inédito no Brasil
Andreia explicou que as recentes chuvas em excesso e problemas causados pelo ciclone extratropical no Estado fizeram com que muitos candidatos, sobretudo em Capão da Canoa, Venâncio e Montenegro, não fossem para a prova. “Temos outros processos complementares que darão conta das necessidades para que esses candidatos prestem o processo seletivo”, salientou a vice-reitora.
Publicidade
A idade dos candidatos variou de 15 a 60 anos, e a média ficou entre 18 e 20 anos. Os vestibulandos vieram de 250 municípios diferentes, de 18 estados e do Distrito Federal. As matrículas para os demais cursos serão realizadas a partir de amanhã, seguindo na quarta e quinta-feira. Para Medicina, a matrícula será no dia 26. Nesse caso, serão chamados os primeiros 200 classificados, para depois ser feita uma seleção dos primeiros 40 candidatos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade