Os vencedores da 67ª edição do prêmio Ballon d’Or 2023, oferecido pela revista francesa France Football, foram o meia argentino Lionel Messi e a meia espanhola Aitana Bonmatí. O evento de entrega foi realizado nesta segunda-feira, 30, no Théâtre du Châtelet, em Paris. A apresentação foi do ex-centroavante marfinense Didier Drogba e da jornalista francesa Sandy Héribert.
Messi está com 36 anos e defende o Inter Miami, dos Estados Unidos. Bonmatí atua no Barcelona e tem 25 anos. No masculino, o melhor brasileiro foi Vinicius Júnior, na sexta colocação. Já no feminino, Debinha terminou com 28ª na lista.
LEIA MAIS: Argentina conquista o tricampeonato mundial e consagra Lionel Messi
Publicidade
Messi recebeu o troféu das mãos de David Beckham, dono do Inter Miami, clube onde joga atualmente. Além de ser campeão da Copa do Mundo, foi eleito o melhor do torneio com com sete gols e três assistências. No total do ciclo 2022/23, marcou 38 gols e 25 assistências em 54 jogos. No PSG, faturou a Supercopa da Franca e o Campeonato Francês.
“Antes de mais nada, quero agradecer a todos aqueles que votaram, que me fizeram vencedor desse prêmio. E, claro, todos os meus companheiros, de seleção. Isso aqui dependeu do trabalho pela seleção da Argentina. Lautaro, Dibu, é um presente para todo o nosso grupo, corpo técnico. Foi um feito histórico, incrível”, discursou Messi, que também elogiou Mbappé e Haaland: “Esse prêmio com certeza será de vocês nos próximos anos. Vou desfrutar muito. Sei que o futebol vai continuar crescendo. Os jogadores vão se renovando, mas no nível permanece. Vamos aproveitar durante muitos anos.”
Messi exaltou a conquista da Copa do Mundo. “Era o título que me faltava, foi maravilhoso. Apoio de diferentes pessoas, de diferentes nacionalidades. Quero agradecer e dividir esse troféu com a minha família, meus filhos, minha esposa, que durante toda essa carreira esteve ao meu lado nos bons e maus momentos. Ela me ajudou muito a alcançar os meus objetivos no futebol e como ser humano. Quero mencionar também o Diego (Maradona). Hoje é o aniversário dele, e esse é o melhor lugar para desejar a ele feliz aniversário. Onde você estiver, feliz aniversário! Isso é para você e toda a Argentina”, declarou.
Publicidade
LEIA MAIS: Karim Benzema é eleito o melhor do mundo pela revista France Football
Bonmatí quebrou uma sequência de duas conquistas da compatriota e companheira de clube, Alexia Putellas, que sequer foi indicada na atual edição. Destaque no título da Copa do Mundo com a Espanha, ela foi eleita a melhor jogadora do Mundial da Austrália e da Nova Zelândia. No ciclo 2022/23, disputou 45 jogos, marcou 20 gols e deu 23 assistências. Além do título da Copa do Mundo com a Espanha, faturou a Uefa Champions League, Campeonato Espanhol e Supercopa da Espanha.
“Estou muito orgulhosa de ter recebido a Bola de Ouro. Foi um ano incrível. Receber um prêmio individual assim é ótimo, mas o futebol é um esporte coletivo. Agradeço a todas as pessoas que foram fundamentais para eu chegar aqui hoje. Nunca imaginei quando criança que esse sonho se realizaria. Me tornei sim uma grande jogadora de futebol. Quero parabenizar também a todas que foram nomeadas aqui, são todas muito fortes e merecedoras”, comentou Aitana Bonmatí.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Gerd Müller: Erling Haaland (artilheiro da temporada – 56 gols)
Sócrates: Vinicius Júnior (trabalho social)
Raymond Kopa: Jude Bellingham (melhor atleta sub-21)
Lev Yashin: Emiliano Martínez (melhor goleiro)
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.