Na próxima quinta-feira, 12 de outubro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Na tradição brasileira, a Virgem Aparecida, sob o nome da Imaculada Conceição, que se tornou padroeira oficial do País, o povo a venera com filial amor e devoção de filhos, pedindo graças e intercessão.
Em Linha São João, interior de Ibarama, a festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida chega, em 2023, à 79ª edição. Nesta semana, representantes da organização da festividade, Lidio Rauber e Olair Scota, estiveram na Gazeta para divulgar a programação.
Neste domingo, dia 8, inicia o tríduo, sendo o primeiro animado pelo Movimento Cursilhista de Ibarama. Na segunda-feira, 9, a animação será do Grupo de Emaús e, na terça-feira, 10, pelo Grupo de ECC. Em ambos os dias ocorrerá a partir das 19h30, também com transmissão pelo Facebook.
O ponto alto das celebrações é o dia 12 de outubro, feriado da padroeira. A partir das 6h haverá Alvorada Festiva. Já às 8h30 ocorre a saída da procissão motorizada de Arroio do Tigre encontrando com a procissão vinda de Ibarama, no Morro Alto. Às 10h a Missa Festiva será celebrada pelo padre Matheus Venturini e animada pela Família Scota.
Publicidade
A festa seguirá com almoço com sortida copa e cozinha (levar prato e talheres) e, após, show com Natan e Naiane. Às 14h terá início a tarde dançante, com ingresso livre, e animação da Banda Flor da Serra.
Durante a entrevista, Scota fez um relato emocionado sobre sua devoção a Nossa Senhora Aparecida. Ele contou que, em 1998, sofreu um acidente entre o caminhão que dirigia e um ônibus. “Chamei por Nossa Senhora Aparecida e disse que fizesse de mim o que ela quisesse. Meu caminhão praticamente foi para o lixo. Isso foi um milagre de Nossa Senhora. A mão Dela botou em mim”.
Há mais de duas décadas, Scota vai anualmente também ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. “A primeira vez que entrei lá, chorei de emoção. Quem disse que um dia eu iria estar lá e agradecê-la”. Em 2005 surgiu a ideia de construir um espaço especial na comunidade de Linha São João, em Ibarama, em uma parceria entre os membros.
Lidio falou também sobre a reconstrução do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Linha São João, que passou por um episódio de incêndio em março deste ano. Com a ajuda da comunidade foi possível transformar o espaço, que aguarda os fiéis. “Nossa comunidade se tornou, há alguns anos, um centro regional de devoção à Aparecida”.
Publicidade
Os representantes convidam a todos para participar da programação da festa, dando continuidade à história de devoção, promessas e agradecimentos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade