Linha Santa Cruz inaugura espaço da Feira Rural

A parte da frente da extinta Cooperativa Linha Santa Cruz passou a ter novas cores e sabores desde quarta-feira, 8. O espaço, ainda de forma improvisada, passou a sediar a oitava Feira Rural santa-cruzense, dando oportunidade para representantes da agricultura familiar venderem o resultado da sua produção. A intenção é, depois do processo licitatório, reformar o prédio que era utilizado pela cooperativa e destiná-lo para a venda de hortigranjeiros.

A inauguração foi na tarde dessa quarta, quando seis produtores ocuparam os espaços montados para disponibilizar ao público alimentos saudáveis e com preços especiais. Sete foram selecionados, o que exigirá um rodízio. “Era uma reivindicação antiga da comunidade, que já é grande e tem crescido cada vez mais”, aponta o secretário de Agricultura, Hardi Lúcio Panke. Ele destaca que houve grande número de interessados em expor. A comissão de feiras fez a seleção, atendendo aos critérios de qualidade e também a orientação da Prefeitura de que sejam valorizados os feirantes jovens, como forma de incentivar a permanência no meio rural.

LEIA TAMBÉM: Feiras rurais completam 40 anos em Santa Cruz

Publicidade

É o caso de César Luiz Müller, de 32 anos. Nos sete hectares de sua plantação, em Linha João Alves, ele colhe repolho, alface, beterraba, couve-flor, rúcula e – resume – tudo o que é verde. “É um bom espaço para mostrar a qualidade do que a gente produz”, enfatiza. Antes de ter esse ponto, que passa a ser referência para os clientes, ele vendia na rua. Agora, terá dois dias para a exposição de sua colheita: quartas-feiras, das 14 horas às 19 horas, e sábados, das 6 horas ao meio-dia.

Vizinhas na Linha Áustria, Lourdes Goerck e Nelsi Nichterwitz foram conferir as novidades da feira de Linha Santa Cruz. Nelsi encheu duas sacolas com rabanete e batata-doce. “Gosto de assar a batata. É uma doçura”, brinca. Ambas têm propriedade com espaço para plantar, mas fizeram questão de acompanhar e fazer suas compras. “A gente tem que colaborar, também”, justifica Nelsi.

Lourdes ressalta a qualidade e a variedade dos produtos disponibilizados. “Vim conhecer e estou achando muito positivo, pois há grande quantidade e tudo muito fresquinho.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O segredo do pimentão da Feira Rural de Santa Cruz

Prefeita Helena Hermany visitou as bancas, adquiriu itens e conversou com os feirantes

O que fazer para participar

O secretário Hardi Lúcio Panke orienta que os produtores interessados em vender nas feiras municipais devem se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura. Quando são abertas vagas, a comissão das feiras avalia para a habilitação.

LEIA TAMBÉM: Feiras rurais impulsionam economia em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.