A parte da frente da extinta Cooperativa Linha Santa Cruz passou a ter novas cores e sabores desde quarta-feira, 8. O espaço, ainda de forma improvisada, passou a sediar a oitava Feira Rural santa-cruzense, dando oportunidade para representantes da agricultura familiar venderem o resultado da sua produção. A intenção é, depois do processo licitatório, reformar o prédio que era utilizado pela cooperativa e destiná-lo para a venda de hortigranjeiros.
A inauguração foi na tarde dessa quarta, quando seis produtores ocuparam os espaços montados para disponibilizar ao público alimentos saudáveis e com preços especiais. Sete foram selecionados, o que exigirá um rodízio. “Era uma reivindicação antiga da comunidade, que já é grande e tem crescido cada vez mais”, aponta o secretário de Agricultura, Hardi Lúcio Panke. Ele destaca que houve grande número de interessados em expor. A comissão de feiras fez a seleção, atendendo aos critérios de qualidade e também a orientação da Prefeitura de que sejam valorizados os feirantes jovens, como forma de incentivar a permanência no meio rural.
LEIA TAMBÉM: Feiras rurais completam 40 anos em Santa Cruz
Publicidade
É o caso de César Luiz Müller, de 32 anos. Nos sete hectares de sua plantação, em Linha João Alves, ele colhe repolho, alface, beterraba, couve-flor, rúcula e – resume – tudo o que é verde. “É um bom espaço para mostrar a qualidade do que a gente produz”, enfatiza. Antes de ter esse ponto, que passa a ser referência para os clientes, ele vendia na rua. Agora, terá dois dias para a exposição de sua colheita: quartas-feiras, das 14 horas às 19 horas, e sábados, das 6 horas ao meio-dia.
Vizinhas na Linha Áustria, Lourdes Goerck e Nelsi Nichterwitz foram conferir as novidades da feira de Linha Santa Cruz. Nelsi encheu duas sacolas com rabanete e batata-doce. “Gosto de assar a batata. É uma doçura”, brinca. Ambas têm propriedade com espaço para plantar, mas fizeram questão de acompanhar e fazer suas compras. “A gente tem que colaborar, também”, justifica Nelsi.
Lourdes ressalta a qualidade e a variedade dos produtos disponibilizados. “Vim conhecer e estou achando muito positivo, pois há grande quantidade e tudo muito fresquinho.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: O segredo do pimentão da Feira Rural de Santa Cruz
O que fazer para participar
O secretário Hardi Lúcio Panke orienta que os produtores interessados em vender nas feiras municipais devem se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura. Quando são abertas vagas, a comissão das feiras avalia para a habilitação.
LEIA TAMBÉM: Feiras rurais impulsionam economia em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!