A comunidade de Linha Santa Cruz irá celebrar a Semana da Imigração Alemã, que ocorre de 12 a 19 de dezembro, em Santa Cruz do Sul. Como forma de cultivar a história dos antepassados, será realizado um culto ecumênico no domingo, dia 17, na Igreja dos Santos Mártires das Missões, às 9 horas.
Conforme o presidente da comissão local, Paulo Afonso Trinks, além da celebração religiosa, haverá exposição de equipamentos que foram trazidos pelos colonizadores. “Teremos uma bíblia daquele período e apresentação do coral da Unisc.” A missa ecumênica será presidida pelo padre José Renato Back e o pastor Jandir Sossmeier. O coral da Universidade de Santa Cruz (Unisc) também vai estar presente.
LEIA TAMBÉM: Canto gregoriano marca as celebrações do advento
Publicidade
Dentro da semana comemorativa, a comissão local fará reuniões com as subcomissões dos festejos dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. A intenção é debater os eventos que irão integrar as programações do próximo ano.
As atividades em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul ganharão destaque no próximo ano, juntamente com as comemorações dos 175 anos da imigração, em Linha Santa Cruz, berço da colonização no município.
O marco da colonização alemã em Santa Cruz do Sul é o dia 19 de dezembro de 1849, portanto há 174 anos. O primeiro grupo a se instalar na região conhecida como Alte Pikade, hoje Bairro Linha Santa Cruz, era composto por 12 pessoas. A data é tradicionalmente lembrada por sua importância histórica e cultural para o município.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.