A Secretaria Municipal de Saúde, de Santa Cruz do Sul, está entregando o imóvel que atualmente abriga a unidade de saúde satélite de Linha Nova. A partir do início de março, o atendimento, que acontece quinzenalmente, passará a ser prestado por uma unidade móvel, que está em fase de revitalização. Com isso, a Prefeitura pretende fazer uma economia anual de R$ 7 mil com o aluguel do prédio.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, a população pode ficar tranquila porque não haverá nenhum prejuízo com a mudança de estrutura física. “Pelo contrário, o ônibus que será deslocado para atender a comunidade de Linha Nova está passando por uma readequação interna e externa e vai oferecer todo o conforto necessário para a prestação do serviço”, garantiu. Até que o veículo esteja em condições para operar como unidade de saúde, os pacientes deverão se deslocar para os postos de Boa Vista, Linha Santa Cruz e Monte Alverne.
Até então, um médico e uma enfermeira deslocavam-se até a localidade para atender as consultas agendadas e efetuar procedimentos, como vacinas, curativos e dispensação de medicamentos. “Ao aproximar os serviços de saúde de comunidades mais distantes, facilitamos o acesso de um grande número de usuários que, em razão das dificuldades de deslocamento, deixariam até mesmo de procurar atendimento”, explicou.
Publicidade
Conforme Régis, a mudança de uma unidade fixa para uma unidade móvel não vai alterar em nada a forma de atendimento. “O nosso objetivo é sempre aperfeiçoar a qualidade do serviço. Saúde é a prioridade número um do governo, portanto, qualquer mudança será sempre para melhor”, afirmou.