A comunidade evangélica de Linha Marechal Floriano sediou, no último domingo, 18, da 3ª edição do Festival de Danças Alemãs Infantis, organizado pelo grupo infanto-juvenil Grüner Jäger Volkstanzgruppe, de Linha Marechal Floriano. Na oportunidade, mais de 20 grupos de 11 municípios do Estado apresentaram o seu trabalho de culto às tradições alemãs. Através da dança e do vestuário típico, o dia foi de homenagens aos antepassados que colonizaram o interior do Rio Grande do Sul.
Durante a abertura oficial, autoridades e organizadores do encontro destacaram a importância de manter vida a cultura destas localidades e povos que ainda trazem consigo fortes influências alemãs.
Em um momento de emoção, o prefeito Airton Artus entregou aos integrantes do grupo venâncio-airense Die Schwalben uma placa em homenagem à turnê que o grupo realizou no mês de agosto por diversas cidades alemãs. Na oportunidade, Artus e o presidente do grupo, Jair Becker, destacaram a importância do intercâmbio que levou o nome do município de Venâncio Aires para a Alemanha e trouxe ao grupo uma experiência sem igual na história de 30 anos de danças do Die Schwalben. “O que nós vivemos lá nunca vamos esquecer. Foi incrível. E a vocês, dançarinos, eu só tenho a falar que acreditem nos seus sonhos e corram atrás que é possível”, depôs Jair Becker.
Publicidade
O presidente da Associação Cultural de Gramado, Dieter Kleine, esteve no evento e parabenizou os grupos e familiares que cultivam as tradições alemãs. Em nome dos demais municípios, ele parabenizou o apoio que Venâncio Aires deu aos seus grupos de danças.
O evento que contou com aproximadamente 400 participantes foi liderado pela professora coordenadora do grupo Grüner Jäger Volkstanzgruppe, Elisabeta Felten, e pelo presidente Marcelo Frey.
Publicidade