Regional

Linha Henrique D’Ávila vê fim da poeira mais perto

Os moradores de Linha Henrique D’Ávila, no interior de Vera Cruz, começam a ver mais próximo o fim dos transtornos com a poeira na estrada. As obras de pavimentação da VRS-847, que liga a localidade com Albardão, no interior de Rio Pardo, avançam em 2023. Os trabalhos tiveram início em outubro do ano passado e já chegam a 30% do total, conforme a Secretaria Municipal de Obras, Saneamento e Trânsito. A expectativa da Prefeitura é concluir a preparação das canchas até o fim deste ano para que a empresa vencedora da licitação possa avançar com o calçamento.

O secretário de Obras, Maiquel Aretz, informou que, além do trecho já finalizado, há 700 metros de cancha pronta para receber os blocos de concreto intertravados e mais um quilômetro deve ser preparado até o fim da próxima semana. A preparação das bases, segundo o secretário, prossegue normalmente. O assentamento dos blocos, contudo, enfrenta lentidão por causa da escassez do produto no mercado. “Estamos monitorando a situação e solicitando informações junto à empresa constantemente. O retorno que temos nesse momento é esse”, afirma Aretz.

LEIA TAMBÉM: Obras darão fim a 30 anos de espera em Vera Cruz

Publicidade

A expectativa da secretaria é de que as canchas estejam prontas até o fim de 2023, se as condições climáticas permanecerem favoráveis. Com isso, a Cesar Luis Stumm Ltda., responsável pelos trabalhos, poderá assentar os blocos conforme a disponibilidade do mercado. A pavimentação foi dividida em duas etapas. A primeira, de 3,2 quilômetros, vai até logo após o antigo bar do Osmar Lara, enquanto a segunda, de 2 quilômetros, segue até a Igreja São José. Ambas serão feitas pela mesma empresa.

Assim como ocorre com diversas outras rodovias na região, a VRS-847 teve a pavimentação iniciada em 1993, no governo de Alceu Collares, mas nunca foi concluída. A estrada cruza a zona rural vera-cruzense com 12 quilômetros de extensão e vai até o interior de Rio Pardo. O custo total para calçar os 5,2 quilômetros é de R$ 2,3 milhões, com recursos obtidos junto ao governo do Estado por meio do programa Pavimenta RS, emenda do deputado federal Marcelo Moraes (PL) e recursos próprios da Prefeitura.

LEIA MAIS: Parceria vai garantir pavimentação da VRS-847

Publicidade

Momento é de comemoração para moradores

Quem mora no entorno de uma estrada de chão batido convive com dois problemas principais: a poeira nos períodos de seca e o barro após as chuvas prolongadas. O primeiro, no entanto, incomodava mais os moradores. Na tarde dessa terça-feira, 7, o casal Delmar e Leoni Corrêa Soares aproveitava a sombra de uma árvore em frente à residência para compartilhar um chimarrão, prática que só se tornou possível após a pavimentação. “Antes não dava para ficar aqui de jeito nenhum. A casa também tinha que permanecer sempre fechada e mesmo assim tudo vivia coberto de poeira”, conta Leoni.

O mesmo sentimento é relatado por Isaura Gonçalves, moradora da localidade há mais de 20 anos. “Agora ficou bom para nós. Antes, chegava de tardezinha e isso aqui ficava coberto de poeira, parecia até cerração.” Além da resolução do problema, ela diz que ficou mais fácil trafegar pela VRS-847, seja a pé, de carro ou de ônibus. “A promessa aqui era antiga, agora, graças a Deus, deu certo e está acontecendo esse calçamento.”

LEIA MAIS: Nova esperança para o asfalto de Linha Henrique D’Ávila

Publicidade

Com 62 anos, Lindomar Gomes nasceu e permaneceu toda a vida junto à estrada. Ele relembra a época em que o trecho era apenas um caminho estreito e que ficava tomado pela lama após os dias de chuva. “Colocavam três juntas de bois para puxar as sacas de arroz nas carretas e elas atolavam, não tinha condições de passar”, revela. Com o desenrolar das décadas, viu Linha Henrique D’Ávila crescer e se desenvolver, mas já estava descrente quanto à pavimentação. “Achei que ia morrer sem ver isso aqui calçado”, afirma. Depois de tantos anos de espera, o sentimento agora é de alegria. “Não tem nem comparação, para a gente isso é outra vida.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.