Categories: Coronavírus

Linha de frente: nos supermercados, uma guerra contra o vírus

Na necessidade de proteger funcionários e clientes contra o risco de contaminação com o novo coronavírus, farmácias e supermercados alteraram o modo de receber e vender produtos. Incluídas no rol dos serviços essenciais, mantidos durante o isolamento social, as empresas mobilizam equipes para ajudarem a quebrar a contaminação com o vírus, atendendo às normas de segurança e aos protocolos do Ministério da Saúde.

Desde que o decreto municipal 10.565 assinado pelo prefeito Telmo Kirst (PSD) entrou em vigor em 23 de março, a rotina em supermercados foi impactada em Santa Cruz do Sul. As medidas de segurança foram implantadas de forma gradual e hoje representam uma nova rotina nos estabelecimentos, que reduziram o horário de atendimento.

LEIA MAIS
Governo determina fechamento do comércio até 15 de abril em todo o Estado
Prefeitura de Santa Cruz mantém indústria e comércio fechados

Publicidade

A gerente da Comercial Zaffari de Santa Cruz, Cleida Melo Langortt, explicou que várias medidas foram tomadas. Já na entrada da loja, no setor de caixas, percebe-se a distância de segurança. O supermercado alternou o atendimento em caixas.

Para evitar aglomerações, os atendentes foram posicionados de forma intercalada – um caixa sim, outro não. No autoatendimento também foram desligados dois terminais, mantendo apenas 50% da operação automatizada.

“A cada hora os caixas são fechados e os operadores saem para higienização. Trocam luvas e máscaras, assim como é feita a limpeza das estações de atendimento”, contou. O Zaffari instalou placas de acrílico na área de contato mais próximo entre o cliente e o operador de caixa.

Publicidade

“Inicialmente estavam sendo usados os protetores faciais. Porém, ele é desconfortável, então implantamos uma espécie de ‘para-brisa’ na frente de cada caixa”, detalhou a gerente.

Completam as medidas a sinalização de distância de dois metros entre cada consumidor, no acesso aos caixas. O limite de capacidade de clientes – no caso do Zaffari, 200 em atendimento por vez – também é uma recomendação dada aos consumidores.

LEIA MAIS: VÍDEO: álcool gel produz chama imperceptível e uso exige cautela

Publicidade

“Para-brisas” de acrílico protegem o atendente do caixa e o consumidor no Zaffari

A rede de supermercados Miller, de Santa Cruz do Sul, contratou uma empresa especializada para realizar uma higienização específica de áreas externas onde há circulação de pessoas e de carrinhos e cestinhos de compras.

Para este tipo de serviço são usados atomizadores e produtos como amônia quaternária, em conformidade com as normas de segurança do governo do Estado. Esta medida foi realizada nas quatro unidades, nos bairros Centro, Independência, Arroio Grande e Verena e será repetida mais vezes durante a semana como forma de prevenção da transmissão do coronavírus.

O Miller também realiza a higienização diária com álcool e demais produtos de limpeza dos ambientes internos e externos. São ações rotineiras e padronizadas feitas com frequência redobrada.

Publicidade

Nos supermercados da rede Miller, ação de sanitização ocorreu na segunda-feira

LEIA MAIS: Rio Grande do Sul tem 305 casos confirmados de Covid-19

Site santa-cruzense orienta trabalhadores

Entidades e profissionais liberais santa-cruzenses se uniram para desenvolver um site para divulgação de conteúdos sobre o novo coronavírus. O objetivo é apoiar, informar e repassar assuntos positivos e de orientação para os profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19.

O endereço para acesso é realcovid.apecatus.com.br, disponível nas versões desktop e mobile. O vice-presidente de Desenvolvimento da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Eduardo Kroth, revelou que a plataforma é de livre acesso, com um cadastro simples.

“Nosso papel é levar informação, orientação e palavras de apoio aos que estão trabalhando durante esta quarentena para garantir que toda a cidade possa ter os serviços básicos”, explicou Kroth, ao salientar que o conteúdo da página é elaborado por diferentes profissionais.

Publicidade

O grupo, chamado de “Apoio Profissionais SCS”, é formado pela Assemp, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (AtiVales), Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti), Camara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Sindigêneros e profissionais liberais.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.