O mês de outubro tem sido marcado, desde a década de 1990, internacionalmente, pela campanha Outubro Rosa, momento de mobilização social para reforçar as informações acerca da importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Neste ano, a iniciativa, a nível de país, através do Ministério da Saúde, tem como tema “Mulher: Seu corpo, sua vida”, e engloba também o câncer do colo do útero, o qual, junto com o câncer de mama, são dois dos tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil. Anualmente, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 73 mil novos casos de câncer de mama, enquanto o do colo do útero é de 17 mil novos registros.
Em entrevista ao programa Giro Regional da Rádio Gazeta FM 98.1, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Carmen Maria Pasa Côrrea de Freitas, ressaltou a importância do Outubro Rosa, e também falou sobre o trabalho que a entidade realiza há 31 anos no município, com incentivo à prevenção, auxílio e informações para a busca de diagnóstico, orientando a todas as mulheres que façam o autoexame, e que a cada possível sintoma, procurem ajuda, assim como realizem seus exames periodicamente.
Carmen explicou sobre o caminho que se costuma seguir ao detectar os sintomas, partindo do autoexame, seguindo pela busca por um profissional médico, realização da mamografia, assistência, biópsia e tratamento – em havendo necessidade a partir do diagnóstico -, e que neste caminho a Liga também oferece suporte às mulheres.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa: dicas para prevenir e tratar o câncer de mama
Com atividades ao longo de todo o ano, o trabalho promovido pela entidade é voluntário. Atualmente, são cerca de 40 pessoas atendidas, que participam de encontros quinzenais, com aulas de pilates e reuniões para troca de ideias, apoio e confraternização.
Neste mês, em que se reforçam as iniciativas de divulgação para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, Carmen destaca que, a partir do primeiro dia do mês, se deu início à decoração de pontos da cidade, onde vitrines de estabelecimentos comerciais, assim como espaços como a Prefeitura, Casa da Cultura, praças e o Cristo Acolhedor, recebem adereços em tons de rosa, para lembrar a campanha.
Publicidade
Na programação da Liga Feminina de Sobradinho, a abertura oficial do Outubro Rosa se dará na Missa da Saúde, que será realizada na próxima quarta-feira, 9 de outubro, às 15h, na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes.
Ao longo do mês serão realizados encontros na sede da Liga, com palestras, troca de experiências e roda de conversa, bem como seguem os atendimentos, acompanhamentos e encaminhamentos a quem busca a entidade como um suporte neste processo. Também serão distribuídos materiais informativos. Ainda, durante outubro, o Brick da Liga está com peças selecionadas com etiqueta rosa, ao valor de um real.
Já no último domingo do mês, dia 27, será realizado o Chá da Liga Feminina de Combate ao Câncer, tradicional evento que integra o calendário municipal. Com início às 15h, no Salão Paroquial Católico de Sobradinho, serão apresentadas as novas Glamours, mandato 2025/2027. As fichas podem ser adquiridas com a diretoria, ao valor de R$ 65,00 adulto e R$ 30,00 criança. O chá será servido por Anita Cafeteria, de Arroio do Tigre, e terá animação do músico Mateus Costa e seus alunos da Oficina de Estudos. O lucro é revertido para investimento nas atividades desenvolvidas pela Liga no suporte aos atendidos.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.