Visando divulgar a importância da prevenção aos diferentes tipos de câncer, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sobradinho, com apoio do Grupo Gazeta, está promovendo uma campanha que consiste em orientar sobre as formas de prevenção e a busca por orientação médica para diagnóstico precoce. Nesta iniciativa, a cada mês, de acordo com a cor das campanhas nacionais e internacionais, a Rádio Gazeta trará um especialista na área, que explanará certas questões sobre a espécie do câncer destacado. A cor deste mês de junho é laranja, voltado para a conscientização sobre a anemia e a leucemia.
Divulgando esta iniciativa, estiveram participando do programa Giro Regional da Gazeta FM 98.1, na última semana, a presidente da entidade, Carmen Pasa, juntamente com a vice-presidente, Eliana Sehn Denardi. Conforme elas, o projeto visa a prevenção de diversos tipos de câncer. Eliana destaca que dentro desta campanha, cada mês possui uma cor diferente, buscando assim diferenciar os diversos tipos da doença. “A gente busca com essa ação tirar um pouco esse foco somente do Outubro Rosa, que tem a campanha do câncer de mama, que inclusive é muito importante, mas, tantos outros cânceres acometem o ser humano. Às vezes, um sintoma que passa desapercebido, por falta de conhecimento, acaba por fazer a pessoa sofrer muito mais, porque a doença já está avançada”, salientou.
LEIA TAMBÉM: Promovido evento de lançamento de pesquisa sobre Práticas de Cura com participação dos agentes de saúde
Publicidade
Conforme as representantes, a proposta da Liga é a prevenção e a informação. “Essa ideia vem ao encontro do tratamento precoce, de lembrar que temos um corpo cheio de especificações. Que podem aparecerem doenças onde a gente menos imagina, inclusive o câncer”, ressaltou Eliana.
Conforme Carmen, o objetivo é ofertar assistência e prestar encaminhamento, dentro do possível, a quem necessita. “Nós já temos parceria com oncologista. A partir da consulta, o paciente vai ser encaminhado ao médico especialista. Vamos patrocinar os exames, conforme nossa possibilidade. Queremos então já iniciar este mês o chamado, para que alguém que esteja sintomático nos procure para o encaminhamento. Firmamos recentemente um contrato na Cauzzo e temos as especialidades médicas deles. Após, realizamos os demais encaminhamentos. Lembrando que tudo isso é atrelado também ao SUS, como locomoção e encaminhamentos. Nós então damos o suporte emocional e alguns medicamentos também, mas o SUS é que abriga. Estamos de portas abertas para receber alguém que queira”, concluiu Carmen.
As integrantes da Liga ainda destacam que retomarão algumas promoções tradicionais da entidade. Além disso, pretendem remodelar a parte interna da sede. A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sobradinho atende de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
LEIA TAMBÉM: Jantar e homenagens aos agraciados marcam o evento Destaques 2021
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!