A história da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sobradinho teve início, oficialmente, em 26 de junho de 1993. Em reunião entre membros da comunidade sobradinhense e representantes estaduais, fundou-se o Núcleo Regional da Liga Feminina de Combate ao Câncer, em Sobradinho, tendo como primeira presidente a senhora Gioconda Possebon Denardi. Neste primeiro momento os encontros eram realizados em clubes do município ou em salas cedidas pela Prefeitura Municipal, o que mudou em maio de 2009, quando a entidade passou a ter sua sede própria, fruto do esforço entre comunidade e Poder Público. A mesma veio a ser finalizada, conforme projeto da planta original, no ano de 2022.
Ex-Núcleo Regional da Liga Feminina de Combate ao Câncer do Rio Grande do Sul, da qual desmembrou-se para constituir-se com personalidade jurídica própria, a Liga de Sobradinho é uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter beneficente de assistência social e de promoção da saúde. Tem por finalidade assistir ao doente portador de câncer e conscientizar e educar a população, visando à prevenção, bem como orientações e cuidados no tratamento do câncer, tanto na parte física como emocional.
Através de doações oriundas da comunidade, de subvenções da Prefeitura Municipal e de ações como o tradicional Chá da Liga e o Brique da Liga (brechó fixo), a entidade se mantém ativa e realizando suas atividades em prol dos assistidos, os quais recebem, de forma gratuita, orientações, encaminhamentos a especialistas, acesso a procedimentos, exames, descontos em empresas parceiras, cestas básicas e participam de rodas de conversa, palestras e confraternizações. Atualmente, na sede da Liga, que fica na Rua Júlio de Castilhos, nº 272, são assistidos em torno de 30 pacientes.
Publicidade
Ao longo destes 30 anos, conforme a atual presidente, Carmen Maria Pasa Côrrea de Freitas, as conquistas só foram possíveis com a promoção de um trabalho conjunto entre as abnegadas mulheres que se dedicaram e continuam a se dedicar voluntariamente à entidade, bem como a comunidade, que contribui e abraça a Liga. “Fazer o bem sem olhar a quem, essa é a nossa meta. Procuramos sempre fazer o melhor, dentro de nossas possibilidades. É gratificante saber que, por meio de um grupo de mulheres, aquela pessoa está tendo atendimento, assistência, encorajamento para o seu tratamento”.
Atuaram como presidentes ao longo destas três décadas, Gioconda Possebon Denardi, Mara
Trevisan De Nardi, Rosa Alves de Quadros, Carmen Maria Pasa Corrêa de Freitas, Jolene Bernardy de Souza, Ângela Maria Bridi Pierret e Marina Solange Vieira dos Santos, acompanhadas pelos quadros das diretorias e conselhos. “Em nome de todas as mulheres do grupo da Liga e de todos os assistidos e familiares, agradecemos a comunidade. Sozinhas não fazemos nada. A palavra é gratidão”.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!