Santa Cruz do Sul

Liga de Combate ao Câncer recebe carro zero-quilômetro

A Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) de Santa Cruz do Sul recebeu na tarde dessa quinta-feira, 20, uma Chevrolet Montana zero-quilômetro. O veículo ano/modelo 2024 foi adquirido com recursos captados junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMI), que recebe valores destinados por pessoas físicas e empresas a partir da declaração do Imposto de Renda.

Conforme a ex-presidente e atual responsável pela captação de recursos da entidade, Michele Henn Waechter, o projeto foi elaborado a partir de um edital aberto pelo CMI. Ela recorda que a entidade já havia sido beneficiada em outras oportunidades, mas com repasses menores e que tinham como objetivo apenas custear a operação, como compra de medicamentos e suplementos alimentares para os pacientes. “Dessa vez fomos mais audaciosas, apresentamos um projeto maior e fomos contempladas”, comemora.

LEIA TAMBÉM: Feira para adoção de animais será realizada neste sábado

Publicidade

Já a presidente da LFCC, Silvia Barros, pede que os contribuintes destinem os valores do Imposto de Renda para os fundos. “Está aqui o resultado, todos estão vendo. O processo é verídico e muito importante, podem colaborar sem medo.” Segundo ela, o automóvel será utilizado para transportar donativos para as mais de 180 pessoas atendidas, visitas domiciliares e participação em eventos, entre outros. Esse trabalho era feito com veículos dos voluntários ou cedidos por empresas parceiras.

Presidente do CMI e titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming destaca a importância de as entidades apresentarem projetos ao conselho para obterem os recursos do IR. “Sim, esse dinheiro fica em Santa Cruz e contribui diretamente para o atendimento das pessoas, como podemos ver aqui.” Ela adiantou que a pasta pretende abrir mais um edital neste ano e lembrou que o CMI recebe um número reduzido de projetos se comparado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

A caminhonete foi negociada por intermédio da Bom Negócio Veículos. Conforme a sócia-proprietária Michele da Silva, a empresa trabalhou todas as possibilidades para oferecer a melhor proposta. “Para nós, é uma honra poder fazer parte dessa conquista e auxiliar uma entidade que presta um trabalho tão sério e relevante à comunidade.” A verba recebida cobriu também as despesas com emplacamento, seguro, combustível e as primeiras revisões.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Evento na Unisc terá guloseimas das festas de São João

Destinação ainda é tímida

O último levantamento publicado pela Receita Federal do Brasil mostra que a destinação de parte do Imposto de Renda aos fundos da Pessoa Idosa e da Criança e Adolescente ainda é tímida em Santa Cruz. Das 29.190 declarações já recebidas pelo órgão federal relativas ao município, apenas 859 permitiram o repasse, o que corresponde a menos de 3% do total. Em valores, captou-se pouco mais de R$ 1 milhão, frente aos R$ 7,6 milhões possíveis, uma fatia de apenas 14%.

É permitido destinar até 3% do valor pago para cada um dos fundos, totalizando 6%. Não há nenhum custo adicional e também não há mudanças se o contribuinte possui imposto a pagar ou a restituir. A única exigência é que a declaração seja feita na modalidade completa e a opção de destinar seja assinalada pelo contribuinte ou profissional responsável, desde que autorizado pelo declarante.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.