A Souza Cruz, a maior pagadora de IPI e a maior exportadora de tabaco do Brasil, tem novo presidente. O brasileiro Liel Miranda, executivo da empresa há 25 anos, substitui o italiano Andrea Martini, que, após cinco anos, assume uma nova função na British American Tobacco (BAT), empresa controladora da Souza Cruz.
Natural do Mato Grosso do Sul, Liel Miranda, de 48 anos, ingressou na Souza Cruz como trainee. Depois de 10 anos na operação brasileira em diversas áreas, Liel ocupou funções estratégicas na BAT na China, no Canadá e na Inglaterra.
“Participei de muitos projetos e atividades que serão muito úteis neste novo desafio, que não deixa de ser uma volta para casa. Na Souza Cruz, uma das minhas prioridades será a luta contra o contrabando de cigarros, que já abocanha 36% do mercado nacional”, afirma Liel.
Publicidade
Liel Miranda, novo presidente da Souza Cruz
Foto: Arquivo/Divulgação
Sobre a Souza Cruz
Sediada no Rio de Janeiro, a Souza Cruz é uma das mais relevantes empresas da América Latina, presente na lista das 100 maiores exportadoras do país e no top 100 de reputação corporativa. Líder de mercado, atua desde o plantio do tabaco até a distribuição de cigarros há 114 anos. É a maior exportadora de tabaco do Brasil e referência no varejo nacional.
Publicidade
Sua cadeia produtiva mantém 6,5 mil colaboradores diretos, cerca de 200 mil empregos indiretos e 27 mil produtores rurais integrados de tabaco, que geram solução de renda para mais de 100 mil famílias no campo. Seus produtos chegam a 265 mil varejistas em quase 5.500 municípios, o que constitui a mais complexa e abrangente operação de distribuição da British American Tobacco (BAT), controladora da empresa.