Os crimes revelados pela Gazeta do Sul provocaram a manifestação de líderes municipais para um reforço na segurança no interior de Santa Cruz. No último dia 4, o vereador Rodrigo Rabuske (PTB) participou de uma reunião no Salão Butzge, em São Martinho, na localidade de Monte Alverne. Estiveram presentes o comandante do 23º BPM, tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt, moradores e líderes da comunidade.
LEIA TAMBÉM: Bandidos armados com facões agridem e aterrorizam família de Monte Alverne
Foram debatidas estratégias e iniciativas que possam viabilizar maior segurança para a comunidade, tendo em vista as últimas ocorrências. “Precisamos ter mais segurança no nosso interior. Apenas nesta localidade foram registrados furtos em algumas propriedades recentemente. Nossos produtores e moradores precisam dessa tranquilidade de contar com as forças de segurança”, salientou Rabuske, que tem sua base eleitoral nas regiões do interior de Santa Cruz.
Publicidade
Na última segunda-feira, em sessão na Câmara, foi a vez do vereador e líder de governo Henrique Hermany (PP) se manifestar sobre os crimes no interior. Em sua fala na tribuna, mostrou no telão fotos de todos os imóveis que a Prefeitura de Santa Cruz havia cedido à Brigada Militar para alocar o efetivo policial, e que agora estão abandonados. “Queremos fazer esse alerta, que a Brigada Militar dê atenção também às comunidades do interior. Que voltem de forma efetiva, senão os postos policiais, então as Patrulhas Comunitárias do Interior, que foram abandonadas. Não se vê mais brigadianos no interior”, comentou o vereador.
LEIA TAMBÉM:
- Interior de Santa Cruz registra aumento nos casos de furto
- Ladrões arrombam casa em construção e causam prejuízo a família
Sugestões
Ainda em sua manifestação na Câmara de Vereadores, Henrique Hermany relatou que ele, o vereador Ilário Keller (PP) e a prefeita Helena Hermany (PP) solicitaram há meses uma reunião com o comando local da Brigada Militar, mas que até agora não foram atendidos. “Temos duas sugestões. Uma é implantar o policiamento comunitário, que temos em alguns bairros, também no interior, com a Prefeitura pagando uma bolsa para que o brigadiano fique residindo no interior”, salientou. “Ou então que esses espaços sejam ocupados pela Guarda Municipal”, complementou Hermany, sugerindo que os locais possam ser gerenciados pelo atual secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Valmir José dos Reis, ex-comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP).
Publicidade
Reis foi o criador, em 2007, do projeto pioneiro das chamadas Patrulhas Comunitárias do Interior (PCIs), que tinham como objetivo dar atendimento diferenciado às comunidades rurais, bem como combater delitos como abigeato, furto e roubo. Os resultados positivos do programa, ao longo dos anos, foram apresentados e chamaram a atenção pela eficácia.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍCIA NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade