Na última segunda-feira, 14, a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) recebeu a presença de representantes da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa e de lideranças do Município. O objetivo da comitiva foi debater as condições de infraestrutura da área externa de acesso ao complexo, localizado em Linha Estância Nova, visitar as galerias que comportam atualmente 500 presos e também ouvir algumas reivindicações de apenados.
Os deputados Nelsinho Metalúrgico (PT) e Jéferson Oliveira Fernandes (PT) vieram da capital gaúcha para debater, juntamente, com políticos locais, alguns problemas, principalmente quanto à construção de um abrigo para que os familiares possam permanecer quando realizam as visitações. Outro pedido foi aumentar para dois dias por semana o tempo do número de visitas dos familiares.
A Peva funciona desde março deste ano e nas últimas semanas havia alcançado sua lotação máxima, que é de 529 apenados. Programas de ressocialização, como a criação de cursos, estão entre os projetos a serem colocados em prática. Além da reivindicação dos condenados, os deputados receberam pedidos das lideranças locais para que haja um aumento no efetivo da Brigada Militar. O prefeito Airton Artus defende que a Peva seja exclusivamente utilizada por presos da região e, assim que a penitenciária de Canoas seja concluída, que os condenados do Presídio Central retornem à região metropolitana.
Publicidade
Outro assunto discutido foi o repasse da área junto ao Estado ao Município, onde a Administração pretende criar um novo Distrito Industrial em Linha Estância Nova. Conforme proposta da Prefeitura, a área de 91 hectares seria desmembrada em 168 lotes industriais. Por fim, representantes da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) estiveram na Peva para discutir a possibilidade de fornecer alimentos aos presos. A entidade esteve representada pelo presidente Luciano Quintana de Carvalho e pelo vice Inácio Roberto Guterres.
Os membros da Comissão de Segurança e Serviços Públicos prometeram encaminhar as pautas solicitadas à Assembleia Legislativa. Também participaram da visita o prefeito Airton Artus, vice-prefeito Giovane Wickert, juiz João Francisco Goulart Borges, promotor Pedro Rui da Fontoura Porto e a defensora pública Aline Lovato Telles.
Publicidade
This website uses cookies.