Em corrida marcada por chuva tardia, Lewis Hamilton venceu o GP da Alemanha, em Hockenheim, e recuperou a liderança do Mundial de Pilotos. O britânico, que no fim da prova resistiu até a ataques de seu colega de Mercedes, Valtteri Bottas, agora tem 188 pontos no campeonato, 17 a mais do que Sebastian Vettel, da Ferrari, que liderava a prova até a 52ª volta, mas saiu da pista e viu a chance de vitória acabar na brita.
Ameaça durante toda a corrida, a chuva começou a cair de forma discreta na 46ª volta, duas depois de Hamilton fazer a primeira parada dele para trocar pneus. A carga de água aumentou o suficiente para atrapalhar a condução de Vettel, que perdeu o controle do carro, invadiu a brita e bateu na proteção de pneus.
O piloto alemão já venceu o GP da Alemanha quando ele foi disputado em Nürburgring, mas segue sem triunfar em Hockenheim. Indiferente a Vettel, muitos torcedores alemães comemoraram o abandono do compatriota, manifestando torcida para a montadora Mercedes, fundada e sediada no país.
Publicidade
A corrida
Azarado no treino de classificação, disputado neste sábado, quando um problema hidráulico impediu que ele conseguisse mais do que a 14ª colocação no grid de largada, Hamilton não teve dificuldade para ultrapassar seus adversários até a 14ª volta, quando ganhou a quinta posição de Kevin Magnussen, da Haas. A partir daí, porém estavam à frente dele, com boa vantagem, Max Verstappen, da Red Bull, Bottas e os carros da Ferrari.
Publicidade
Kimi Raikkonen fazia prova discreta até aparecer na primeira posição após trabalho nos boxes dos dois carros da Ferrari. Com Sebastian Vettel em segundo lugar naquele momento, a equipe tentou ser discreta ao sugerir que o finlandês cedesse a ponta para o companheiro, ordem cumprida a contragosto.
O australiano Daniel Ricciardo tentava fazer prova de recuperação, depois de largar em 19º lugar por causa de troca de componentes do motor na sexta-feira, mas um problema mecânico o obrigou a abandonar a prova na 29ª volta, em um momento em que a corrida parecia caminhar para um desfecho sem muitas emoções.
Quando a chuva começou, porém, alguns pilotos, como Charles Leclerc, da Sauber, e Max Verstappen, da Red Bull, tentaram aproveitar a oportunidade para colocar pneus intermediários, mas a tática se mostrou frustrada em um primeiro momento. O holandês até voltou para os boxes e colocou pneus lisos de novo, mas a chuva aumentou muito pouco depois, para o azar do holandês.
Publicidade
Bottas ultrapassou Raikkonen na 51ª primeira volta, uma antes de Vettel perder o controle do carro e terminar a participação dele momentos antes de a chuva parar. Os dois finlandeses foram para os boxes logo na sequência, deixando o caminho livre para Hamilton. O britânico ainda se defendeu de surpreendente ataque de seu companheiro e conduziu o carro até o fim, sob a ameaça da volta da chuva.
Bottas se conformou com o segundo lugar após receber a ordem da Mercedes para não tentar mais tomar a liderança de Hamilton, que venceu pela 66ª vez na carreira. O terceiro lugar ficou com Raikkonen, enquanto Verstappen foi o quarto.
Confira a classificação final do GP da Alemanha:
Publicidade
1º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), após 67 voltas
2º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 4s535
3º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 6s732
Publicidade
4º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 7s654
5º – Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a 26s609
6º – Romain Grosjean (FRA/Haas), a 28s871
7º – Sergio Pérez (MEX/Force India), a 30s556
8º – Esteban Ocon (FRA/Force India), a 31s750
9º – Marcus Ericsson (SUE/Sauber), a 32s362
10º – Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso), a 34s197
11º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 34s919
12º – Carlos Sainz (ESP/Renault), a 43s069
13º – Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren), a 46s617
14º – Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso), a 1 volta
15º – Charles Leclerc (MON/Sauber), a 1 volta
16º – Fernando Alonso (ESP/McLaren), a 1 volta
Não completaram a prova:
Lance Stroll (CAN/Williams)
Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
Sergey Sirotkin (RUS/Williams)
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
This website uses cookies.