Na condição de foragido da Justiça desde 24 de agosto deste ano, Cássio Alves dos Santos, 34 anos, considerado pela polícia o número 1 da facção Os Manos em Santa Cruz do Sul e réu em processo que tramita na Vara Judicial da Comarca de Vera Cruz, foi preso na noite dessa quinta-feira, 15, em Foz do Iguaçu, Paraná, na divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai.
LEIA MAIS: Líder de facção e foragido da Justiça, Cássio Alves é procurado pela polícia
A informação foi apurada com exclusividade pelo Portal Gaz e confirmada pela Delegacia de Polícia (DP) de Vera Cruz. Após ser preso, ele foi conduzido à Cadeia Pública Laudemir Neves (CPLN) de Foz do Iguaçu. Cássio cumpria pena restritiva de liberdade em Capão da Canoa, no litoral gaúcho, monitorado por tornozeleira eletrônica, quando rompeu o equipamento em agosto.
Publicidade
Ele havia sido capturado na manhã de 18 de janeiro de 2019, uma sexta-feira, em um triplex de luxo avaliado em cerca de R$ 1 milhão no Bairro Avenida, em Santa Cruz do Sul. Na época com 30 anos, era apontado em investigações como o braço direito de Antônio Marco Braga Campos, o Chapolin, 39 anos, líder da facção Os Manos no Vale do Rio Pardo e que cumpre pena de 86 anos na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
LEIA MAIS: Educado, playboy e goleador: a vida do líder do tráfico na cidade
Na oportunidade, Cássio foi o alvo principal da histórica Operação Cúpula, deflagrada pela Polícia Civil de Vera Cruz, em que 20 integrantes da organização voltada ao narcotráfico e a homicídios foram presos – nunca tantos membros do grupo foram capturados de uma só vez na região. Desde então, Cássio estava recolhido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
Publicidade
LEIA MAIS: Operação Cúpula prende braço direto de Chapolin na região
Não pôde, inclusive, deixar a casa prisional para acompanhar o velório da irmã Gabriela Alves dos Santos, de 25 anos, que faleceu em 21 de setembro de 2020. Em 10 de junho do ano passado, no entanto, ele recebeu liberdade provisória pela Vara Judicial de Vera Cruz, mas não foi imediatamente liberado porque cumpria prisão preventiva por outro processo que tramitava em Santa Cruz. Porém, em 17 de dezembro de 2021, recebeu o benefício da tornozeleira eletrônica e fixou residência em Capão da Canoa, no litoral gaúcho, onde se estabeleceu como corretor de imóveis.
Chegou a criar um perfil em uma rede social para divulgar o serviço. Entretanto, o Portal Gaz apurou que no dia 24 de agosto ele rompeu a tornozeleira eletrônica em Porto Alegre, 107 quilômetros distante da área restrita estipulada pelo Poder Judiciário. O perfil nas redes sociais também foi desativado. Devido à periculosidade, vinha sendo procurado pelas forças de segurança, até que foi preso na noite dessa quinta-feira na cidade brasileira que faz fronteira com Paraguai e Argentina.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.