A presença da mãe e do pai são fundamentais na chegada de uma criança para o desenvolvimento emocional da família. Porém, conforme a lei brasileira, a licença-paternidade permite que apenas cinco dias em casa. Uma alternativa para que a presença dos novos pais se potencialize foi realizado pela Japan Tobacco International (JTI), em Santa Cruz do Sul. Desde 2023, a empresa permite que todos os pais, incluindo casais LGBTQIAP+, desfrutem de uma licença-família de até 140 dias, seja por gravidez, adoção ou barriga solidária.
Segundo a empresa, essa iniciativa fortalece os laços familiares e contribui para a equidade de gênero no ambiente de trabalho, possibilitando que as mulheres possam manter-se ativas no mercado, se assim desejarem. Nathan Cardoso Santos mora em Santa Cruz do Sul e é pai de Salvatore, um menino de apenas um ano. Com quase sete anos de casa como engenheiro de produção, Nathan conta como a licença-família transformou sua relação com o filho. “Esse período foi fundamental para criar uma conexão forte com o meu filho. Estar presente nos primeiros meses é algo que levarei para a vida toda”, afirma.
De acordo com Daniela Metzger, gerente de pessoas e cultura da JTI, esse benefício possibilita que todas as famílias tenham o privilégio de passar mais tempo com seus filhos sem implicações na vida profissional. Além da licença-família diferenciada, a empresa promove a diversidade e inclusão. Desde 2014, o Comitê formado por colaboradores de diferentes áreas trabalha para transformar em realidade a diversidade e inclusão com foco em três principais eixos: Gênero/LGBTQIAP+, raças e pessoas com deficiência.
Publicidade
This website uses cookies.