Regional

Liberada a ponte entre Gramado Xavier e Lagoão

O trânsito na nova ponte que liga os municípios de Gramado Xavier e Lagoão, na região Centro-Serra, foi liberado para veículos nesta semana, após 25 anos de espera. A inauguração oficial da estrutura vai ocorrer no próximo dia 29, às 9 horas. 

A reunião para liberação da Ponte da Integração (nome que a estrutura recebeu por integrar os dois municípios) ocorreu na última quarta-feira, 5, no gabinete do prefeito Cirano de Camargo, de Lagoão, com o prefeito Marcelo Laufer, de Gramado Xavier. Eles discutiram detalhes da inauguração da obra construída sobre o Rio Pardo. 

LEIA TAMBÉM: Caminhos do Desenvolvimento: as nossas estradas precisam de atenção

Publicidade

As obras de aterro da cabeceira da ponte, no lado de Lagoão, foram concluídas pela Secretaria de Obras do município na terça-feira. A situação possibilitou, então, que o trânsito fosse liberado em razão da demanda dos usuários. O novo trajeto vai reduzir em cerca de 30 quilômetros o caminho entre as duas cidades. A construção foi executada por meio de uma parceria entre as prefeituras.

Os órgãos municipais pedem aos motoristas que mantenham cuidado e atenção ao passar pelo local, pois ainda é executado trabalho de sinalização de todo o trecho de Lagoão até a RSC-153. Além disso, estão sendo realizados serviços de melhorias no trecho.

Estrutura tem capacidade para 20 toneladas

A estrutura metálica de 25 metros de extensão, que vai conectar as localidades de Arroio dos Sapos (Lagoão) e Linha Navegantes (Gramado Xavier), foi uma doação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e do governo do Estado. 

Publicidade

OPINIÃO: Otto Tesche: ‘Obras sem fim x novelas mexicanas’

A partir da liberação, ficou estabelecido que a Ponte da Integração terá capacidade para suportar até 20 toneladas e a passagem de apenas um veículo por vez. Em virtude do trecho ser de estrada de chão e em região serrana, não é recomendado o trânsito de caminhões em dias chuvosos. O custo total da obra ficou em R$ 290 mil com um aditivo de R$ 59,6 mil. A diferença se deu por causa da construção de uma base de concreto que dá sustentação à ponte.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.