A partir desta terça-feira, 25, a Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz, inicia o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (Liraa). A sondagem, que verifica a quantidade de focos e larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, é realizada periodicamente, visando quantificar o nível de infestação no município. Os resultados desse levantamento serão empregados para direcionamento de ações de combate ao Aedes.
Serão visitados 2.564 imóveis, distribuídos em 13 bairros de Santa Cruz do Sul. Além de bairros da zona urbana, em localidades do interior como Pinheiral, Rio Pardinho e Monte Alverne também ocorrerá a ação.
Durante as visitas, que serão realizadas de segunda a sábado, no horário das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estarão devidamente identificados e uniformizados. Porém, em caso de dúvidas, os moradores poderão entrar em contato pelo telefone (51) 3715-1546, para se certificarem.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz termina 2021 com mais de 5 mil casos de dengue
Casos confirmados
Segundo números da Vigilância Sanitária, só neste ano já foram notificados 99 casos, sendo que 61 aguardam resultado e 33 foram descartados. Desse total, 4 confirmaram infecção pelo vírus da dengue (2 importados de outro Estado), e há um caso notificado pelo vírus da zika. Outras 18 notificações de suspeitos do ano passado aguardam pelo resultado.
Em 2021, de um total de 6.961 notificações, 5.048 confirmaram infecção pela dengue, com 5 óbitos no decorrer do ano. Houve, ainda, 4 confirmações de contaminação pelo vírus zika.
Publicidade
LEIA MAIS: Secretaria de Saúde confirma quinta morte por dengue em Santa Cruz
Mutirão de combate ao Aedes
O último mutirão de combate ao Aedes foi realizado em Monte Alverne, agora em janeiro. Segundo dados da Vigilância Sanitária, 453 residências foram inspecionadas, e 16 amostras positivas coletadas, em 9 quarteirões. Em Santa Cruz, o resultado dos bairros com maior incidência do mosquito será divulgado em duas semanas, após a realização do levantamento que iniciou nesta terça.
LEIA TAMBÉM: Focos do mosquito da dengue são encontrados na região central de Sinimbu
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!