Categories: Geral

Leptospirose foi causa da morte de 12 pessoas no Rio Grande do Sul neste ano

Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o último dia 11, 12 pessoas morreram por leptospirose no Rio Grande do Sul e 298 casos da doença foram registrados. Uma das mortes aconteceu na região, em Venâncio Aires. Outros casos estão em investigação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Em 2017, no mesmo período, foram 361 casos e 18 mortes. Já em 2016, foram 314 casos e 12 mortes. O maior volume foi em 2015, com 375 casos e 23 mortes no levantamento parcial.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, que é eliminada no ambiente pela urina de ratos. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode levar a um quadro grave, inclusive à morte. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (principalmente na panturrilha) e calafrios, que aparecem de sete a 15 dias depois da contaminação.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.