Fundada em dezembro de 2023, a Associação Santa Cruz de Cinema e Audiovisual elegeu o seu primeiro presidente. O jornalista e professor Leonel Aires, doutor em Comunicação, assumiu o cargo da entidade responsável por fomentar o setor no município.
Em entrevista ao programa Rede Social, da Rádio Gazeta FM 107.9, Aires explanou sobre os propósitos de reunir o grupo. O principal, evidenciou, é garantir a continuidade do Festival Santa Cruz de Cinema e promover o seu desenvolvimento. “O festival já está consolidado. Mas vamos trabalhar para ter ainda mais força, conquistar mais espaço e alcançar outros setores da sociedade santa-cruzense e da região”, garantiu.
LEIA MAIS: FOTOS: veja como foi a noite de premiação e homenagens no 6º Festival Santa Cruz de Cinema
Publicidade
Após bater recordes de público e de curtas-metragens inscritos na mostra do ano passado, o evento, já consolidado no circuito dos festivais, vislumbra 2024 com mudanças. Tradicionalmente realizado em outubro, passará para o mês de junho, entre os dias 3 e 7.
Sem que dispute holofotes com grandes eventos no calendário (a Oktoberfest, por exemplo), a associação irá concentrar os esforços na ampliação do festival. Citou entre as ideias iniciais a de ampliar sua relação com outros eventos do Brasil e de fora. “Há uma preocupação de fazer com que o festival tenha um maior número de pessoas. Contamos com a presença das escolas, mas pretendemos ir além e alcançar outros espaços da comunidade”, frisou.
LEIA TAMBÉM: “O futuro do cinema no Brasil tem espaço para Santa Cruz”, diz Thiago Lacerda em entrevista exclusiva ao Gaz
Publicidade
Amparo à produção audiovisual
Para além dos olhos voltados ao festival, a Associação Santa Cruz de Cinema e Audiovisual atuará para promover o desenvolvimento de produções audiovisuais no município, apoiando a Santa Cruz Film Commission, além de difundir a sétima arte na comunidade. “Queremos atrair os realizadores para a cidade, e que possam encontrar na associação um amparo para essas ações acontecerem”, afirmou Leonel Aires.
Também se pretende pensar em outras atividades voltadas à área, incluindo palestras e cursos. Mais ações devem ser anunciadas em breve. A primeira e única reunião da entidade ocorreu em sua fundação, no dia 21 de dezembro. “Ainda não pensamos em um conjunto de metas, mas vamos defini-las.”
LEIA TAMBÉM: “Ela mora logo ali” é escolhido como melhor filme do 6º Festival Santa Cruz de Cinema
Publicidade
Leonel realçou o potencial da cidade, fortalecida com o surgimento da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e, posteriormente, do curso de Produção em Mídia Audiovisual, responsável por formar muitos profissionais que atuam na área. Também citou produtores da cidade, entre eles Diego Tafarel, da Pé de Coelho Filmes e um dos organizadores do festival, além de Fred Luz, que trabalha com a produtora O2 Filmes, uma das maiores do Brasil. “Tudo isso dá condições para dizer que Santa Cruz é um polo de cinema.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CULTURA E LAZER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade