Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vestibular

Leitura em tempos digitais é tema de redação da Ufrgs

Uma das etapas mais temidas por alguns estudantes que fazem o vestibular, a redação, fez parte da prova deste segunda dia de vestibular da Ufrgs. Nesta segunda-feira, 11, os candidatos tiveram que escrever sobre mudança dos hábitos de leitura em tempos de digitalização. Para contextualizar o assunto, a prova trouxe uma charge de Marco Aurelio, com referência à Feira do Livro de Porto Alegre, em que os visitantes não tiram os olhos de seus tablets e smartphones, sugerindo certa redução do protagonismo do livro. 

A proposta de redação fica mais complexa ao trazer uma coluna em que o autor, Nilson Souza, faz menção à inauguração da primeira loja física da livraria online mais famosa do mundo, a Amazon Books. “Ou seja: em vez do texto virtual, para os leitores digitais, ou da encomenda online, as pessoas poderão pegar o livro na mão, apertar como se fosse um tomate, folhear e cheirar à vontade”, diz o texto.

Por fim, a prova reporta à opinião de Umberto Eco e Jean-Claude Carrière, no texto “Não contem com o fim do livro”, em que os autores sustentam: “As variações em torno do objeto livro não modificaram sua função, nem sua sintaxe, em mais de quinhentos anos. Talvez ele evolua em seus componentes, talvez as páginas não sejam mais de papel. Mas ele permanecerá o que é.”

Publicidade

A partir da leitura desses elementos, o vestibulando deveria escrever uma redação dissertativa com extensão mínima de 30 linhas, fora o título, e máxima de 50 linhas, em que discutisse o futuro do livro no mundo contemporâneo. A defesa de um ponto de vista específico e a apresentação de argumentos que fundamentassem a posição foram exigências da prova para o desenvolvimento do texto.

Nesta terça, a partir das 8h30, serão aplicados os testes de Biologia, Química e Geografia. Os vestibulandos terão 4h30 para fazer a prova. Os portões são abertos às 8 horas para o ingresso nas salas. O concurso está sendo realizado em 62 locais em Porto Alegre e no interior (Imbé/Tramandaí e Bento Gonçalves). Ao todo são 38.424 participantes para 4.017 vagas em 91 cursos de graduação oferecidos pela universidade. Medicina é o mais procurado, com 79,82 candidatos por vaga.

Acesse aqui o gabarito da prova de Língua Portuguesa, realizada nesta segunda-feira. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.