Em um encontro na tarde dessa terça-feira, 5, no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite recebeu um protocolo de segurança do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, para a retomada do campeonato estadual. Ele disse que irá avaliar as estratégias a serem adotadas pela entidade para o combate à Covid-19, mas salientou que “é difícil enxergar, neste momento, o retorno seguro ao futebol.” O governo trabalha em novas medidas de distanciamento social controlado, que serão publicadas em um novo decreto na sexta-feira.
“O Campeonato Estadual necessita de uma regra uniforme, e nosso novo protocolo não está baseado na uniformidade, mas sim pela regionalização. Cada região terá uma bandeira, e cada região precisará obedecer um protocolo de acordo com sua situação. Isso significa que o campeonato teria de seguir um protocolo numa região e outro protocolo em outra, e isso gera desigualdade e falta de uniformidade”, frisou o governador, que estava acompanhado do vice, Ranolfo Vieira Júnior, e do secretário do Esporte e Lazer, João Derly.
LEIA MAIS: Goleiro vera-cruzense mantém o ritmo durante a quarentena
Publicidade
Suspenso desde o dia 16 de março por conta da pandemia do novo coronavírus, o futebol gaúcho poderá ser incluído no novo modelo do governo e ter as atividades retomadas se houver condições mínimas de segurança a atletas, equipes e todos os profissionais envolvidos nos jogos.
O presidente da FGF, Luciano Hocsman, apresentou medidas, entre elas a testagem dos jogadores. Afirmou ainda que a federação aguardará a avaliação do governo e que em uma eventual autorização os clubes precisariam de tempo para seguir as regras.
Depois disso, o Gauchão levaria, pelo menos, 37 dias para ser finalizado. “A intenção é concluir a competição dentro de campo, desde que não exponha ninguém ao risco e seja realizada com toda segurança e responsabilidade”, sublinhou o mandatário. Nesta quarta-feira, 6, ocorrerá mais uma vídeoconferência entre a FGF e os representantes dos 12 clubes do Gauchão.
Publicidade
LEIA TAMBÉM
Grêmio e Internacional voltam aos treinos no início da semana
CBF sugere o retorno dos estaduais em 17 de maio