O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) e o atual governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (MDB), tiveram o primeiro encontro para dar início à transição de governo nesta segunda-feira, 5. A audiência foi solicitada por Leite e aconteceu no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Após a reunião, o governador eleito manteve a promessa de pagar os servidores em dia no ano que vem, mas reconheceu a situação dramática das finanças do Estado. “Entendemos que, para a boa prestação de serviços públicos para a população, o salário dos servidores têm de ser colocados em dia”, disse.
As dificuldades financeiras foram o principal assunto da primeira conversa com Sartori. “Há uma disposição do atual governador de dar um encaminhamento necessário para garantir o pagamento do 13º salário dos servidores e buscar condições para o pagamento do salário de dezembro”, contou Leite.
Ouça abaixo a avaliação do governador eleito sobre o primeiro encontro com Sartori e o planejamento para a transição de governo:
Publicidade
TRANSIÇÃO
Na semana passada Sartori publicou decreto para facilitar o acesso às informações sobre a gestão da administração estadual, como as relativas a atividades exercidas pelos órgãos e entidades, contas públicas e resultados de programas, projetos e ações, incluindo todas as metas e indicadores do Acordo de Resultados.
Por parte da atual gestão, a coordenação dos trabalhos ficará a cargo do chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú. O governo do Estado colocou as instalações do Centro de Treinamento da Procergs, na zona sul de Porto Alegre, à disposição das equipes. “A transição será transparente, colaborativa, de alto nível técnico e político, como merecem os gaúchos e gaúchas”, destacou Sartori.
Publicidade