Categories: Geral

Leite condensado com bactéria tem comercialização proibida pela Anvisa

Um lote inteiro de leite condensado da marca Fazendeira, de Minas Gerais, foi proibido de ser comercializado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quinta-feira, 28. O lote vetado foi o 0681M1, que estava contaminado com Estafilococos Coagulase Positiva (EPC), bactéria que provoca dor de barriga, mal-estar e vômitos. O laudo veio do laboratório Central Noel Nutels, do Rio de Janeiro. 

“A Baduy e Cia Ltda., empresa fabricante do leite condensado Fazendeira, não poderá mais comercializar e distribuir o produto, além de ter que recolher todo o estoque existente no mercado”, informou a Anvisa, na semana passada. A proibição foi publicada no Diário Oficial da União.

Antes do laudo oficial, o lote do produto já estava interditado há 90 dias como forma preventiva. Nesse prazo, a fabricante teve oportunidade de apresentar uma contraprova. No entanto, isso não ocorreu. A Baduy e Cia afirmou, em nota, que todo o lote contaminado já foi recolhido dos mercados. A fabricante disse, ainda, que não recebeu nenhuma reclamação relacionada ao lote citado e que este foi analisado por outro laboratório, contratada pela empresa, e que o laudo não mostrou irregularidades com o produto. Confira a nota na íntegra.

Publicidade

Esta semana, três lotes de queijo de uma marca gaúcha também foram proibidos pela Anvisa. Os produtos da marca Friolack estavam contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central.

LEIA: Anvisa proíbe venda de três lotes de queijo de marca gaúcha

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.