Em reunião realizada na tarde dessa quarta-feira, 21, no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em Brasília, o governador Eduardo Leite, acompanhado por uma comitiva de secretários, apresentou ao governo federal uma atualização das demandas do Estado relacionadas à estiagem junto à União.
Leite falou ao ministro Paulo Teixeira sobre alterações legislativas que o governo estadual necessita para permitir a reservação de água em determinadas áreas, hoje proibida, e detalhou os pedidos de recursos no programa Supera Estiagem. “Hoje, mesmo que o governo amplie muito os recursos para a irrigação, e estamos preparando um plano muito robusto com os bancos públicos, o retorno que recebemos dos produtores é de que isso talvez não seja suficiente. A mudança na legislação é fundamental para que a reservação seja entendida como de interesse social”, explicou o governador.
LEIA TAMBÉM: Municípios da região serão contemplados no Supera Estiagem
Publicidade
Em relação ao Supera Estiagem, Leite apresentou uma relação de projetos estruturantes, que incluem conclusão de barragens em obras e estudos para construção de novas, revitalização de bacias hidrográficas e de canais de distribuição de água, construção de açudes, entre outras ações. Além disso, o governo pleiteia, na elaboração do orçamento da União de 2024, a inclusão de iniciativas de interesse do Estado para atender produtores de pequenas propriedades. O ministro Paulo Teixeira afirmou que as demandas serão analisadas pela sua equipe.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.