Restam apenas seis rodadas para que a torcida do Leicester City solte o grito de campeão do Inglês pela primeira vez em sua história, algo considerado improvável no início da temporada. E, mais uma vez, a equipe comandada pelo técnico italiano Cláudio Ranier foi econômica. Jogando em casa, superou o Southampton por 1 a 0 na tarde deste domingo, 3, e segue escrevendo com sucesso um dos capítulos mais surpreendentes do futebol europeu nos últimos tempos.
A quarta vitória consecutiva na Premier League – todas por 1 a 0 – deixa os Foxes com uma confortável vantagem na liderança da competição. São 69 pontos, sete a mais do que o vice-líder Tottenham, que apenas empatou com o Liverpool no sábado. O Arsenal, terceiro colocado e com um jogo a menos, aparece mais abaixo, com 58. O Leicester também é o primeiro time a alcançar a marca de vinte vitórias no campeonato, e continua sendo o que menos perdeu, com apenas três derrotas.
A partida deste domingo foi especial para o Leicester. Os torcedores que lotaram o King Power Stadium celebraram o aniversário do dono do clube, Vichai Srivaddhanaprabha, a base de donuts e cervejas, que foram distribuídos de graça. Durante o jogo, um avião passou por cima do estádio com uma faixa, parabenizando o tailandês pela data;
Publicidade
Dentro de campo, o Leicester dominou boa parte do duelo, levando alguns sustos na metade do primeiro tempo, quando os Saints estiveram mais soltos e criaram boas oportunidades. O gol da vitória dos donos da casa foi anotado pelo zagueiro jamaicano Morgan, aos 38 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, a vantagem poderia ter sido maior, não fosse o goleiro Fraser Forster. O arqueiro, reserva da Seleção Inglesa, fez três defesas cinematográficas, uma delas numa pixotada do companheiro Fonte, que quase anotou um golaço contra o próprio time.
Vale lembrar que o Leicester, na temporada passada, brigou contra o rebaixamento até a última rodada. Os Foxes ocuparam a lanterna durante boa parte do torneio, mas conseguiram uma arrancada incrível na reta final do Inglês. Arrancada essa que ainda não terminou. Jamie Vardy, Riyad Mahrez, N’Golo Kanté, Kasper Schmeichel e companhia conduzem o time a um feito histórico.
Temporada surpreendente repete 1994-1995
Publicidade
Desde que foi criada, em 1992, a Premier League teve apenas cinco campeões diferentes. O Manchester United levantou a taça 13 vezes neste período, bem a frente do Chelsea, que se sagrou campeão em quatro oportunidades. Logo em seguida, aparecem Arsenal, com três títulos, e Manchester City, com duas. Atrás do quarteto, está outro time que surpreendeu o mundo, há 21 anos. Na temporada 1994-1995, o surpreendente Blackburn Rovers fez história e se tornou campeão inglês após 80 anos de jejum.
Na ocasião, os Rovers, comandados por Kenny Dalgish e liderados em campo pelo matador Alan Shearer, ficaram um ponto a frente dos Red Devils, vice-campeões. Naquela temporada, aliás, o Leicester foi rebaixado com uma pífia campanha, terminando a competição em 21º de 22 equipes.
Até hoje, o melhor desempenho do Leicester no Campeonato Inglês foi o vice-campeonato, na distante temporada de 1928-1929. Os únicos títulos de elite dos Foxes são da Copa da Liga Inglesa, terceira competição em importância no futebol da Inglaterra. A equipe conquistou o torneio em 1964, 1997 e 2000.
Publicidade