Educação

Lei que inclui educação financeira no currículo escolar é sancionada em Santa Cruz

Foi sancionada pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul a Lei 9.649/2024 que prevê a inclusão de conteúdos relativos à educação financeira nas escolas municipais. A matéria é de autoria do vereador Rodrigo Rabuske (PL), que teve aprovado o projeto pela Câmara de Vereadores no início deste mês.

“Fiquei muito feliz com a sansão do projeto. Incluir a educação financeira é olhar para o futuro dos nossos pequenos. Precisamos possibilitar a oportunidade de nossos jovens serem adultos alfabetizados financeiramente”, ressaltou Rodrigo. Ele destaca ainda que aprovação é, sem dúvidas, uma grande conquista para o município. “É uma nova possibilidade para o futuro de todos nós”, observou.

LEIA TAMBÉM: Alunos recebem lições de educação financeira em Santa Cruz

Publicidade

A lei prevê que as atividades e os conteúdos relativos à educação financeira constituirão matéria da base diversificada do currículo escolar, devem ser contemplados como tema transversal, estarem presentes nas diferentes disciplinas do contexto escolar e serem desenvolvidos de forma interdisciplinar. “Poderão ser abordados os temas relativos à educação financeira como noções de economia monetária, fiscal e de capitais; noções de planejamento financeiro; e princípios contábeis, especialmente débito e crédito”, citou o vereador.

Rabuske destaca que se observa baixa instrução sobre o tema da educação financeira por parte da população brasileira. “Ao longo do ano passado, o Brasil atingiu o número próximo a 80% das famílias fechando o mês com alguma dívida, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Número este que preocupa e evidencia a necessidade do tema para os jovens, a fim de ampliar a capacidade para escolhas conscientes, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade”, disse.

LEIA TAMBÉM

O Governo do Estado e o município de Porto Alegre já aprovaram a instituição de atividades e conteúdos relativos à educação financeira no plano curricular, demonstrando que se trata de um movimento cada vez mais em alta. “As propostas incentivam os educandários a seguirem o que já está previsto para todo o país. O Governo Federal entende que a educação financeira deve ser abordada de forma transversal pelas escolas em aulas e projetos de várias disciplinas, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, garantiu.

Publicidade

Rabuske apresenta o mais recente Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, tradução de Programme for International Student Assessment (PISA), realizado com alunos de 15 anos de diversos países do mundo, que demonstrou que o Brasil, no quesito educação financeira, ocupa o 17º lugar entre os 20 países participantes. Estônia, Finlândia e Canadá foram as nações mais bem posicionadas, respectivamente. Além disso, uma pesquisa da S&P Global Financial Literacy Survey apontou que o Brasil tem apenas 35% dos adultos alfabetizados financeiramente.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.