ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Lei facilita localização de doadores de medula óssea cadastrados; saiba como funciona

No início deste ano, foi dado um passo importante na área da saúde brasileira. Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.530/2023, que altera parte da Lei Pietro (Lei 11.930/2009). A nova redação facilita a localização de doadores de medula óssea cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

LEIA MAIS: Lei que facilita localização de doadores de medula óssea é sancionada

Publicidade

Atualmente, Santa Cruz do Sul não possui local para cadastro de doadores. Por isso, para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é preciso ir até o hemocentro mais próximo, realizar um cadastro no Redome e coletar uma amostra de sangue para exame de tipagem HLA. 

Publicidade

No Rio Grande do Sul, os hemocentros que estão cadastrados são: Hemosar de Santa Rosa; Hospital Conceição de Porto Alegre; Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Hemocentro Regional de Alegrete; Hemocentro Regional de Caxias do Sul; Hemocentro Regional de Cruz Alta; Hemocentro Regional de Palmeira das Missões; Hemocentro Regional de Santa Maria; Hemopasso – Hemocentro Regional de Passo Fundo; Hemopel de Pelotas e Hemorgs de Porto Alegre.

É necessário ter de 18 a 35 anos de idade, apresentar um documento de identificação oficial com foto, encontrar-se em bom estado geral de saúde e não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pesquisa de doutoranda da Unisc mostra aumento nos índices de hipertensão em crianças e adolescentes

Publicidade

O que muda

Brasil é o terceiro país com mais doadores

De acordo com a assistente social do Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs), Roberta Abbad, o Redome do Brasil é o terceiro em nível mundial, em quantidade de doadores no banco de dados. “Normalmente, o que precisamos é qualificar os doadores que já estão no banco do Redome, com atualização periódica dos dados cadastrais, bem como informar todo o processo que envolve o cadastro de medula óssea.”

LEIA TAMBÉM: Doação de medula óssea: entenda como funciona o procedimento no Brasil

Publicidade

Ela explica que, no primeiro momento, coleta-se uma pequena amostra de sangue que ficará no banco do Redome. Com a possível compatibilidade, o Hemorgs entra em contato com o doador para retornar e repetir a amostra de sangue. “Havendo a compatibilidade de não aparentados, será feito o transplante.”

Publicidade

A Lei Pietro prevê que, de 14 a 21 de dezembro de todos os anos, a doação de medula óssea seja incentivada. Por isso, campanhas são organizadas nesse mês. O Hemorgs está localizado na Avenida Bento Gonçalves, 3.722, Bairro Partenon, Porto Alegre. O horário de realização do cadastro é de segunda a sexta-feira das 8 às 15 horas, sem fechar ao meio-dia.

Para se tornar um doador de medula óssea, é necessário:

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta