Lei do Encontro Seguro vai começar a sair do papel

Em vigor desde o ano passado, a chamada Lei do Encontro Seguro deve começar a sair do papel em Santa Cruz do Sul. A execução da norma, que prevê a implantação de medidas de proteção a mulheres em locais públicos, foi discutida essa semana em uma reunião na Câmara de Vereadores.

A ideia é que estabelecimentos, como restaurantes e bares, fixem cartazes nos banheiros femininos com informações referentes à rede de proteção a mulheres, além de criar códigos a serem usados como pedidos de ajuda por mulheres que estejam em situação de perigo. “Cada estabelecimento vai escolher uma palavra ou item do cardápio, a ser dito a um dos funcionários, que vai acompanhar a mulher até seu veículo ou outro meio de transporte”, explica a vereadora Nicole Weber (PTB), autora do projeto original, que acabou substituído por uma versão apresentada pelo governo.

LEIA MAIS: Prefeitura veta lei que previa auxílio a mulheres em risco em bares e restaurantes

Publicidade

Na reunião, o presidente da Associação de Bares, Restaurantes e Similares de Santa Cruz do Sul (Abrescs), Roberto do Nascimento e Silva, reafirmou o compromisso das empresas do setor com a lei e disse que as medidas devem começar a ser colocadas em prática nos próximos meses. A lei não prevê obrigação, mas Nicole pretende protocolar um novo projeto para que os estabelecimentos que aderirem sejam identificados com um selo.

Também participaram da reunião a coordenadora do Escritório de Defesa da Mulher e da Casa de Passagem, Janaína Freitas de Oliveira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Iara Bonfante, e a secretária do conselho, Susana Gaab.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.