Santa Cruz do Sul

Legado de Theo Wiederspahn será celebrado em Santa Cruz

Um dos mais importantes arquitetos que alguma vez pisaram o solo gaúcho e por aqui atuaram terá seu legado salientado em mostra cuja abertura ocorrerá na próxima terça-feira, 15, na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul, e que constitui privilégio para a região. O alemão Theodor Alexander Josef Wiederspahn (ou Theo Wiederspahn) chegou a Porto Alegre em 1908 e permaneceu na cidade ao longo de mais de quatro décadas, até seu falecimento, em 12 de novembro de 1952, aos 74 anos.

LEIA TAMBÉM: Jornalistas da Gazeta conquistam prêmios

A alemã Vera Grieneisen é a organizadora

Como arquiteto, assinou projetos que se tornaram icônicos, como o Hotel Majestic, atual Centro de Cultura Mario Quintana; o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs) e o Memorial, entre outros. Também desenvolveu trabalhos para cidades do interior. Entre eles, consta que pode ter sido o autor do projeto que resultou no prédio do Banco Pelotense, inaugurado em 1922, atual Casa de Artes Regina Simonis, justamente o local que sediará a mostra.

Publicidade

Nos últimos anos, a arquiteta alemã Vera Grieneisen, que residiu em Porto Alegre, determinou-se a contribuir para o resgate do legado de Wiederspahn. Primeiro, procurou localizar o máximo de projetos. De volta a Tübingen, na Alemanha, buscou divulgar a obra por lá. A partir disso, estudantes da universidade de Darmstadt elaboraram maquetes de prédios, inspirando-se a distância.

Foi no contexto dos 200 anos de imigração alemã para o Brasil que esse acervo agora pôde ser exibido no Rio Grande do Sul. A ação envolveu força-tarefa com suporte financeiro de organizações. Nesta semana, a mostra ficou em Lajeado, e de terça-feira a domingo estará em Santa Cruz, graças ao empenho de Vera e da presidente da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, Carolina Knies. Na sequência, a partir do dia 23, ficará em Porto Alegre.

Serviço

O QUÊ: exposição “Theo Wiederspahn: Arquitetura Erudita da Imigração Alemã”, com mostra sobre a vida e a obra do célebre arquiteto alemão.
ONDE: na Casa das Artes Regina Simonis, no centro de Santa Cruz do Sul.
QUANDO: abertura nesta terça, às 11 horas, e a mostra segue até o domingo, 20, no horário de funcionamento da Casa das Artes, para visita gratuita.
PROMOÇÃO – Realizadores: Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc e Pinacoteca Unisc. Parceiros: Casa das Artes Regina Simonis, Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã da Região de Santa Cruz do Sul e Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul (Secult). Apoiadores: Auswärtiges AMT, Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Porto Alegre, Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, Instituto Goethe, Technische Universität Darmstadt. Organização: Vera Grieneisen; Contatos:
Carolina Knies e Casa das Artes Regina Simonis, no fone (51) 98923 7808.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: acompanhe o primeiro desfile temático da 39ª Oktoberfest

Um marco para a arquitetura

A compreensão de arquitetos, professores e especialistas da área é de que a vinda e a permanência de Theo Wiederspahn revolucionaram essa atividade no Rio Grande do Sul. A mostra que estará na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul, na próxima semana, como enfatiza a organizadora Vera Grieneisen, em conversa por telefone com a Gazeta do Sul, traz oito maquetes de alguns de seus prédios mais referenciais. Entre eles não estão, na exposição, o do atual Centro de Cultura Mario Quintana, porque, na avaliação de Vera, essa é uma obra que se poderia nomear de “fora da curva”, sem parâmetro para algo do gênero em realidade mundial.

Wiederspahn: mostra inicia-se na terça

Vera estará presente à abertura da exposição, na próxima terça-feira. Será uma oportunidade para ela rever a cidade, na qual inclusive teve a chance de passar uma virada de ano, em visita a amigos, quando de sua estada em Porto Alegre. “E gostei muito daí!”, enfatiza. Voltará, agora, para contribuir na divulgação da obra de um ilustre conterrâneo, profissional da arquitetura como é seu próprio caso. Wiederspahn nasceu em Wiesbaden, na Alemanha. Um de seus irmãos, Sepul, se fixara no Brasil e ajudara a construir o ramal ferroviário entre Montenegro e Caxias do Sul. Foi ele que convidou Theo a também emigrar, empenho que legou ao Rio Grande do Sul uma das mais impactantes obras da arquitetura.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.