Categories: Geral

Leão Alado será inaugurado em Santa Tereza na terça-feira

Será inaugurado nesta terça-feira, 15, mais uma estátua do Leão Alado de São Marcos no Rio Grande do Sul. O município que vai receber o monumento desta vez é Santa Tereza, localizado na Serra Gaúcha. O evento ocorrerá dentro da assembleia geral extraordinária da Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul (Comvers), no auditório da Prefeitura, e contará com a presença do governador da Região de Vêneto – Itália, Luca Zaia, e demais autoridades.

O município de Sobradinho, que desde novembro de 2013 conta com a estátua do Leão Alado instalada na Praça 3 de Dezembro, estará representado através de autoridades locais e da Associazione Culturale Italiana di Sobradinho (Aciso), que tem como presidente de honra Mario Augusto Lazzari. Também devem participar as associações filiadas de municípios como Antônio Prado, Flores da Cunha e Ilópolis, que também foram contempladas com o monumento.

O projeto Leoni Nelle Piazze (Leões na praça) das cidades históricas do Rio Grande do Sul foi desenvolvido com o objetivo de prestar homenagem à presença dos descendentes vênetos no Rio Grande do Sul, e principalmente para embelezar as praças das cidades irmãs do estado brasileiro com os municípios do Vêneto. Através do projeto, pretende-se valorizar as comunidades italianas e vênetas protegidas como patrimônio histórico, arquitetônico e artístico do Brasil, e das cidades irmãs (gemellaggio).

Publicidade

O Leão Alado de São Marcos é um símbolo que sintetiza um percurso da história de mais de um século e um sonho de 138 anos das comunidades brasileiras envolvidas. São Marcos transformou-se em protetor e símbolo da República Vêneta, que delegava poder ao DOGE, seu substitute. A identificação entre o Estado Vêneto e São Marcos foi fortalecida nos séculos seguintes, com a difusão dos símbolos nas portas das cidades, praças e atos de Estado.

Santa Tereza

Cidade irmã de São Biagio di Callata, na provincial de Treviso. Cidade histórica com o reconhecimento do Ministério da Cultura como patrimônio histórico da Imigração Italiana no Brasil. Em Santa Tereza, se encontra um campanário igual ao de Fagare della Bataglia, um raro exemplar da arquitetura neogótica veneziana no Brasil. Santa Tereza era um ponto fluvial da Colônia Dona Isabel, às margens do Rio Taquari/Antas. O território pertencia ao município de Bento Gonçalves.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.