Esportes

LDB movimenta Santa Cruz do Sul e coloca o basquete em evidência

Diego Puntel é diretor de basquete do União Corinthians
Foto: Divulgação

Santa Cruz do Sul recebe a primeira etapa do grupo B do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) sub-22 – 2022, torneio mais importante da base do basquete nacional, que começou na última segunda-feira e vai até sábado, 23, no Ginásio Poliesportivo Arnão. Conforme o diretor de basquete do União Corinthians, Diego Puntel, um dos objetivos da retomada do time profissional era trazer competições como a LDB para Santa Cruz do Sul, em parceria com a Prefeitura. “A participação no NBB trouxe visibilidade e retorno financeiro. A LDB promove benefícios ao movimentar a economia, por meio da rede hoteleira e no setor de alimentação. Além disso, Santa Cruz do Sul está em evidência mais uma vez, para todo o Brasil”, destacou.

Em relação ao time do União Corinthians para a LDB, Puntel salientou que a prioridade é o aproveitamento dos jovens da base. “Não fizemos grandes investimentos. Temos três atletas de fora, mas que vieram para complementar o grupo. O restante é da base ou do projeto Cestinha Sesi/Unisc”, frisou. Comandado pelo técnico Carlos Gustavo Cantarelli e o auxiliar Camilo Gonzatti, o elenco é composto por Gonzatti e Montipó (armadores); Camargo, Bruno e Thaylor (alas/armadores); Rafael, Lucas, Samuel, Gabriel Garcia, Mateus, Guilherme e Denis (alas); Óliver e Rogério (alas/pivôs); e Luan (pivô).

LEIA MAIS: União Corinthians perde o terceiro duelo consecutivo na LDB

Publicidade

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Habitação e Esporte, Éverson Carvalho de Bello, a LDB em Santa Cruz consolida a imagem de cidade do basquete. Ele ressaltou que o poder público está disposto a receber propostas de parcerias para eventos dessa natureza, pois eles aquecem a rede hoteleira e gastronômica do município. “Estamos em processo de negociação, avançado para receber um evento envolvendo o nosso basquete, que pode marcar ainda mais a nossa tradição na modalidade”, revelou. Além dos anfitriões, participam dessa etapa no Arnão o Caxias, Botafogo, Vasco, Cerrado e Coritiba Monsters. Os demais jogam na sede localizada em São Paulo a partir de hoje: Basquete Cearense, Bauru Basket, Paulistano, Rio Claro e Sesi Franca.

Condições financeiras para o NBB

O técnico do Caxias do Sul Basquete, Rodrigo Barbosa, revelou que a equipe não foi contemplada com o projeto Pró-Esporte, do governo do Estado, programa que oferece benefício fiscal às empresas que patrocinem os projetos aprovados. Com isso, a equipe busca R$ 960 mil para estar na próxima edição do NBB. A confirmação deve ser feita até o dia 1º de agosto.

LEIA MAIS: União Corinthians é superado pelo Botafogo na LDB

Publicidade

De acordo com Diego Puntel, a situação do União Corinthians é um pouco diferente. Apesar das dificuldades para firmar patrocínios, a equipe santa-cruzense não depende exclusivamente de recursos do Pró-Esporte. “Eles devem ter a maioria dos recursos por meio do programa de incentivo, por volta de 80%. Foram habilitados, mas não havia recurso para captação. Nós fomos contemplados, tanto no adulto como na base, mas com valores bem menores do que o teto máximo”, explicou.

Visitantes elogiam estrutura oferecida para o torneio

Treinador do Caxias do Sul Basquete, Bruno Lopes atuava no Cerrado, de Brasília, durante o NBB e está há duas semanas com os garotos caxienses. Para ele, a competição é importante para desenvolver os atletas na última etapa antes do profissional. Todos buscam vencer pela visibilidade, já que estão sendo observados pelas principais equipes do Brasil.

“O foco é o desenvolvimento dos atletas e a oportunidade para que mostrem suas qualidades antes de chegar ao time adulto. Alguns já estão integrados ao elenco principal e contam com a possibilidade de mais tempo em quadra na competição. Ter os momentos de conversa e de orientação em vídeo de forma diária é um diferencial nesse formato”, salientou.

Publicidade

Sobre a estrutura ofertada por Santa Cruz, Lopes elogia a iniciativa do município em sediar a etapa. “Sou de Londrina, mas já joguei aqui e vim como assistente técnico. Sei como a cidade é apaixonada por basquete. Ver Santa Cruz do Sul no cenário do basquete novamente é muito bom. Tem uma boa estrutura e conseguiu trazer a etapa da LDB. Estamos recebendo uma atenção de todos. Também vemos a garotada mais nova assistindo aos jogos, gostando de basquete.”

Bruno Lopes está no Caxias há duas semanas
Foto: João Cléber Caramez

Já para o treinador do Coritiba Monsters/Sociedade Thalia, Fábio Pellanda, a participação na LDB tem sido satisfatória. “Nosso desempenho tem sido bom, mas há coisas a desenvolver, como o próprio nome da competição diz. Temos peças a render mais e podemos crescer coletivamente. É uma oportunidade para os meninos, que não tem um torneio competitivo dessa forma no Paraná”, explicou.

De acordo com ele, Santa Cruz deve ser elogiada pela estrutura montada para a competição. “Fiquei surpreso positivamente. O ginásio tem um piso novo. A cidade dá condições de se locomover rápido, oferece boas opções de alimentação. Tem sido uma excelente experiência. A equipe local tem tudo para conseguir um ótimo rendimento no próximo NBB.”

Publicidade

Fábio Pellanda comanda os jovens curitibanos
Foto: João Cléber Caramez

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.