Agronegócio

Lavouras de soja têm sinais de estresse hídrico; entenda a situação

Principal cultura agrícola do Rio Grande do Sul, a soja vem sofrendo com o excesso de calor e pouca chuva nas última semanas. Com 23% das lavouras na fase de enchimento de grãos, as chuvas, localizadas e desuniformes, associadas a altas temperaturas, trazem consequências negativas para o balanço hídrico da cultura e criam disparidades nas condições das plantações.

Segundo o Informativo Conjuntural, divulgado na última semana pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em regiões onde não choveu o suficiente, como Noroeste do Estado, há sinais de estresse hídrico, que pode afetar o potencial produtivo.

LEIA MAIS: Rentabilidade justifica escolha de produtores que optam por plantar tabaco

Publicidade

As plantas exibem sintomas de murchamento, expondo a face inferior das folhas em direção aos raios solares, que causa queimaduras nessas partes. Observa-se também o início do processo de desprendimento das folhas mais baixas nas lavouras mais afetadas pelo déficit hídrico, as quais apresentam rápido amarelecimento e senescência.

Entretanto, nas áreas que receberam volumes pluviométricos mais significativos ou intermediários, a situação das lavouras de soja é satisfatória. Nesse caso as plantas estão emitindo brotações, com estatura em conformidade com a fase fenológica em que se encontram. Isso sugere resultados produtivos alinhados às projeções iniciais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AGRONEGÓCIO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.