Engana-se quem pensa que o espaço da lavanderia é um elemento a parte da elaboração de projeto de interiores. Muito pelo contrário. Atualmente, profissionais da área de decoração provam que utilizando as estratégias corretas e algumas dicas criativas, a área de serviço pode, sim, ser um espaço charmoso e ao mesmo tempo funcional.
Por ser um dos lugares mais utilizados na residência é importante dar atenção para que conforto e praticidade estejam presentes na rotina dos moradores. Para as arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas, da Leal Ribas Engenharia e Arquitetura, é primordial fazer alguns questionamentos antes de pensar na ornamentação mais adequada para o ambiente. “Ao planejarmos uma lavanderia é indispensável saber quantas pessoas residem na casa, se é necessário uma ou duas cubas de tanque, se irá utilizar lava-roupas e secadora, além de considerar os objetos guardados no espaço”, pontuam.
Publicidade
De acordo com a arquiteta Suzane Simon, usualmente, residências com famílias maiores prezam por lavanderias mais funcionais e com décor no estilo mais tradicional. No entanto, em apartamentos pequenos – de solteiro ou recém-casado -, pode-se abusar no design, como a integração da lavanderia com a cozinha, emprego de portas de vidro e detalhes de iluminação. Nestes casos, outra dica pode ser o uso de cubas de tanque embutidas e lavadores com abertura frontal, capazes de conferir unidade ao ambiente e a sensação de aconchego.
Publicidade
A profissional também destaca que além do papel de parede e dos revestimentos, outras técnicas podem ser utilizadas para dar destaque ao espaço da lavanderia. Entre as inúmeras possibilidades, uma boa sugestão é o uso de cores claras para ampliar o espaço. Quanto aos detalhes mais pontuais, a dica é usar nichos com capacidade para comportar cestas charmosas, detalhes decorativos e materiais do dia a dia – como prendedores de roupa. O ambiente da lavanderia ainda traz a chance de inovar no décor. “Para quem deseja uma lavanderia chique e ao mesmo tempo descolada, pode optar por brincar com as cores nas paredes, escolher mobiliários em melamina coloridos e até mesmo usar portas de vidro com cores”, sugere.
Publicidade
This website uses cookies.