O ciclista Lauro Chaman voltou a fazer história nos Jogos Rio 2016. Três dias depois de tornar-se o primeiro atleta do país a ir ao pódio no ciclismo de estrada nos Jogos Paralímpicos com o bronze no contrarrelógio da classe C5, ele avançou um passo neste sábado, 17, e garantiu a prata na prova de estrada C4-5 no Pontal, melhor resultado do esporte na história dos Jogos.
O brasileiro concluiu os 84 quilômetros da prova em 2h13min46s e ficou pouco atrás do campeão, Daniel Abraham Gebru, dos Países Baixos, que marcou 2h13min08s. Lauro, que foi líder nos primeiros 15 quilômetros do trajeto, ficou menos de um segundo à frente do italiano Andrea Tarlao, que ficou com o bronze, e do eslovaco Patrik Kuril, que fizeram o mesmo tempo que ele na prova. Os medalhistas foram beneficiados pela batida entre o ucraniano Yehor Dementyev e o australiano Alistair Donohoe, que disputavam a liderança, perto do fim da prova.
“Foi um sonho que virou realidade e minha famíia e meus amigos me viram ganhar a medalha. Eles alugaram um microônibus para vir e foi muito importante tê-los aqui”, disse Lauro.
Publicidade
Lauro ganhou dois ouros nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015 – no contrarrelógio C1-C5 e na prova de estrada C4-C5. O brasileiro também foi ao pódio três vezes nas últimas edições do Campeonato Mundial, ganhando uma prata em 2014 e uma prata e um bronze em 2010.
O outro brasileiro que disputou a prova, Soelito Gohr, concluiu a distância em 2h24min25s e terminou na 14ª colocação.
Publicidade
Publicidade