O produtor rural Laurindo Bernardo Beling, 73 anos, de Linha dos Pomeranos, na região serrana de Agudo, recebeu na terça-feira, dia 12, o prêmio Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água do Rio Grande do Sul no Sistema Silvipastoril. A homenagem, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, ocorreu na 20ª Expodireto, em Não-Me-Toque. Diversas entidades e instituições gaúchas que atuam no fomento e no desenvolvimento do meio rural chancelam essa distinção.
O chefe do escritório municipal da Emater de Agudo, médico veterinário Diego Katzer, também recebeu prêmio como reconhecimento à empresa, que ao longo de quase quatro décadas acompanha a propriedade da família. Além de Katzer, a bióloga Claudia Bernardini e o engenheiro agrônomo Luiz Eugenio Jacobs, da equipe da Emater, desenvolvem trabalhos com Laurindo e sua esposa Lira. Na cerimônia, Beling recebeu o troféu das mãos de Celio Haverroth, coordenador estadual de políticas públicas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), e Katzer recebeu o prêmio das mãos do vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e coordenador da Expoagro Afubra, Marco Antônio Dornelles.
Cinco produtores rurais de diferentes regiões do Estado receberam essa homenagem como conservacionistas dos recursos naturais, todos ao lado de representante do escritório da Emater que os assessora. A cerimônia iniciou-se às 16 horas, no auditório central da Expodireto, como culminância do 4º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água, coordenado pelo engenheiro agrônomo Edemar Streck, da Emater, e que foi prestigiado por cerca de 200 pessoas, entre autoridades, produtores e estudantes.
Publicidade
Seu Laurindo e dona Lira administram área de cerca de 60 hectares, nos quais mantêm produção de eucalipto e criação de gado de corte em sistema silvipastoril, criam peixes, arrendam cerca de 20 hectares para cultivo de soja, tudo sem descuidar da preservação da mata nativa, da recuperação de fontes e da proteção máxima a todos os recursos naturais.