As temperaturas caíram muito nos últimos dias e a tendência é de que o frio se intensifique nas próximas semanas, com a chegada do inverno. Para encarar a temporada que costuma dividir opiniões, uma coisa é certa: é preciso estar com a casa preparada da melhor maneira possível. A boa notícia é que para cada necessidade há uma solução.
Das tradicionais lareiras em alvenaria e abastecidas a lenha, passando pelos modelos ecológicos alimentados a álcool ou ainda as elétricas ou a gás, o mercado vem evoluindo bastante. Nos últimos tempos, um tipo que tem conquistado espaço na composição dos ambientes é o calefator, aquele que tem dupla combustão, queimando a lenha e o gás gerado.
LEIA TAMBÉM: Soluções de organização: dicas para deixar sua cozinha bonita e funcional
Publicidade
Até mesmo os clássicos fogões a lenha estão mudando. De aliados das donas de casa no passado, eles viraram protagonistas nas cozinhas e salas. Ainda que as opções clássicas continuem em evidência, os fabricantes desenvolveram modelos com design diferenciado e sistemas que ampliam o aquecimento dos ambientes.
Lareira não é tudo igual. Essa é a primeira informação que se deve ter na hora de buscar o modelo ideal para a casa ou apartamento. Basicamente existem cinco opções mais conhecidas: a lareira a lenha, calefator, ecológica, a gás e elétrica. Por ser a mais tradicional, a abastecida a lenha é a mais lembrada e também a que requer maior aparato em termos de estrutura, como a instalação de chaminé para a saída de fumaça. Seja em concreto ou metal, são recomendadas para casas, visto que nem sempre os apartamentos dispõem desse tipo de estrutura.
LEIA TAMBÉM: Como evitar a pele ressecada na estação mais fria do ano
Publicidade
Com dupla combustão, o calefator tem sido muito utilizado nos ambientes. Esse sistema consiste na queima da lenha e também do gás resultante do processo. Ele pode ser “encaixado” no espaço da lareira tradicional, mas também há a opção que pode ser posicionada em qualquer parte da residência. Por ser todo fechado, não libera fumaça, fuligem ou fagulhas. Quando o assunto é aquecimento, o desempenho destes costuma ser superior ao das lareiras tradicionais.
As lareiras ecológicas são conhecidas por agredir menos o meio ambiente. Elas são abastecidas com álcool etílico, que tem baixa emissão de gás carbônico. E como se encaixam em praticamente todos os ambientes, destacam-se pela versatilidade. Os modelos elétricos são parecidos com um aquecedor, mas não possuem chamas – geralmente, os equipamentos possuem desenhos tridimensionais que simulam o fogo. A instalação e o acionamento são práticos, mas, por ser elétrico, esse tipo acaba gastando bastante energia.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.