Desde o ano de 2011, a Emater/RS-Ascar realiza atividades voltadas à segurança alimentar com os grupos organizados de trabalhadoras rurais do município de Lagoão. Neste ano, o Projeto Municipal de Segurança e Soberania Alimentar tem como foco a produção, utilização e nutrientes da laranja, alimento comum nas propriedades rurais e também no meio urbano.
A partir da temática “Laranja, fonte de aroma, sabor e saúde”, são realizadas oficinas de aproveitamento da laranja, utilizando a casca, o albedo (parte branca) e o suco, em receitas como cucas, bolos, recheios, cremes, pudins, sequilhos, pães, entre outras.
Conforme a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Lagoão, Viviane Röhrs, até o momento foram atingidas 11 comunidades. O tema continuará sendo trabalhado no mês de agosto em outros grupos, além de realizadas oficinas nas escolas do município. “A maioria dos alunos é de filhos de agricultores, e existe a necessidade de sensibilizar os educandos quanto à importância da valorização dos alimentos produzidos nas propriedades e seu aproveitamento”, frisa Viviane. O projeto culminará com o Fórum Municipal de Segurança e Soberania Alimentar, que será realizado no mês de setembro, na sede do município.
Publicidade
Anualmente, são realizados nos municípios da região Centro Serra fóruns de segurança e soberania alimentar. Em cada edição, um alimento é o foco do trabalhado desenvolvido pelas extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar. Após a etapa municipal, e em alusão à Semana da Alimentação, acontece o Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar, tendo sua sede itinerante entre os municípios envolvidos. Em 2016, a etapa microrregional acontecerá em Arroio do Tigre, no dia 14 de outubro, e reunirá participantes de 12 municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade.
This website uses cookies.