O Instituto Secular das Filhas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está desocupando nesta semana a casa onde atuou durante 40 anos em Santa Cruz do Sul. O imóvel, conhecido como Lar das Meninas, na esquina da Rua João Nicolau Kliemann com a Travessa Natal, no Bairro Higienópolis, foi vendido. As atividades já haviam sido paralisadas em dezembro do ano passado.
Conforme a presidente Ramilda Becker, as dificuldades financeiras impediram a sequência do trabalho neste ano. A estrutura era mantida com recursos próprios, e por meio de doações e auxílio dos pais das 45 meninas de 6 a 12 anos que frequentavam o espaço no contraturno escolar. “Não conseguimos cumprir exigências da Prefeitura para o funcionamento e não tivemos condições de manter os profissionais, como professores, nutricionista, psicóloga, cozinheira e assistente social”, explica Ramilda. As meninas recebiam ajuda para realizar as tarefas da escola e dispunham de almoço e café da manhã ou tarde.
LEIA TAMBÉM: Grupo Parceiros da Estrada doa alimentos para entidades de Rio Pardo
Publicidade
O primeiro local do instituto em Santa Cruz foi nos fundos da Igreja São José, em 1963. As meninas tinham aulas de datilografia, corte e costura, pintura e desenho. Havia até uma turma de educação infantil. De 1979
até agora, ocuparam o prédio no Bairro Higienópolis. De acordo com Ramilda, parte dos objetos e utensílios foi doada para a Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos (Asan). Outra parte foi para o projeto Destinar, que fará uma distribuição para as entidades que precisam.
A voluntária Priscila Froemming, assistente social que frequentou o lar quando era criança, fará uma ação de Natal na próxima semana, na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, do Bairro Belvedere, para doar materiais escolares e brinquedos do lar. A conselheira Alverina Machado, diretora do lar durante nove anos, agradece o empenho dos voluntários, vizinhos e empresários que ajudaram a casa de alguma forma. “Especialmente aos produtores da Feira Rural, que nos enviavam uma cesta básica com frequência”, disse. O instituto seguirá em funcionamento com o serviço de pensionato e hospedagem em Porto Alegre, na Praça Engenheiro Paulo de Aragão Bozzano, no Bairro Ipiranga.
LEIA TAMBÉM: Escritora santa-cruzense lança obra infantil com renda para educandário
Publicidade
This website uses cookies.